top of page

Carro do Ano 2026: os 7 finalistas e os nossos favoritos

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • 9 de nov.
  • 3 min de leitura
Carro do Ano 2026: os 7 finalistas e os nossos favoritos

Sete propostas, sete caminhos para uma resposta: que carro vai ser eleito carro do ano 2026?


A shortlist para o Car of the Year 2026 já está definida e o painel europeu volta a reunir um leque diverso: de pequenos citadinos eléctricos a SUV familiares e uma berlina de nova geração.


Clique AQUI
Clique AQUI

São eles Renault 4, Dacia Bigster, Kia EV4, Mercedes-Benz CLA (nova geração), Fiat Grande Panda, Škoda Elroq e Citroën C5 Aircross (nova geração). O vencedor será conhecido no início de 2026, após a ronda final de testes pelos jurados europeus. Mas alguns destes modelos já tivemos oportunidade de testar e temos, naturalmente, os nossos favoritos. Foram modelos que se destacaram em nossa avaliação, exatamente nos mesmos critérios que os colegas que votam observam em suas análises.


E entre os 7 modelos propostos, para nós, na Publiracing, Fiat Grande Panda, Renault 4 e Dacia Bigster, são os favoritos, sendo que poderíamos ai incluir o Citroën C5 Aircross nesta nossa lista, mas ainda não tivemos oportunidade de testar por alguns dias o modelo em sua nova geração, por isso deixamos o carro francês de fora da nossa lista de favoritos.


Renault 4: o regresso de um ícone, agora 100% eléctrico

O modelo chegou como crossover compacto sobre a base eléctrica do grupo, reposicionando um emblema histórico para a era zero emissões.

A arquitetura partilhada com o “irmão” R5, precisamente o vencedor em 2025, o enfoque urbano/aventura e um design que recupera proporções e assinatura do original, adaptadas às normas de segurança e aerodinâmica actuais e muitas das soluções tecnológicas do irmão R5, são apenas alguns dos destaques do modelo.


Dacia Bigster: a aposta de sete lugares que sobe um patamar

A Dacia também tem presença entre os finalistas com o Bigster, SUV de maiores dimensões destinado a abrir espaço acima do Duster, com versões híbridas e foco em custo/valor, para nós, um dos melhores nesta questão bem sensível no atual cenário automóvel em Portugal.

Posicionamento “mainstream acessível” num formato familiar, tenologia e conforto, estética mais robusta e oferta de motorização electrificada para cumprir metas de eficiência sem perder pragmatismo.


Carro do Ano 2026: os 7 finalistas e os nossos favoritos

Fiat Grande Panda: menos de 4 metros, mais conteúdo

A Fiat regressa ao espírito prático com o Grande Panda, um B-hatch de 4,0 m que combina versões eléctricas e híbridas leves, desenho “quadrado” funcional e preço competitivo para famílias e frotas.

Pontos fortes: modularidade interior e gama multi-energia pensada para diferentes carteiras e perfis de utilização.


Citroën C5 Aircross (nova geração): conforto e plug-in de 195 cv

A Citroën renovou o C5 Aircross com evolução no conforto, ADAS e uma nova cadeia PHEV de 195 cv (motor 1.6 turbo + eléctrico) com até 86 km de autonomia eléctrica WLTP, ajudada pela nova caixa e-DCS7. O enfoque continua a ser o “conforto Citroën” com suspensão de (Batentes Hidráulicos Progressivos) e melhorias de interface.


Kia EV4: berlina eléctrica

O EV4 é uma berlina compacta eléctrica com linguagem estética arrojada e interior minimalista, alavancando a ofensiva EV da Kia na Europa. Entre as credenciais: integração de novos HMI e foco em eficiência.


Mercedes-Benz CLA (nova geração): 800 V e 750 km de autonomia

A nova geração do CLA inaugura a plataforma MMA, pensada “EV-first”, com arquitectura 800 V e promessa de altas eficiências e carregamentos rápidos.


Škoda Elroq: o primeiro SUV compacto EV da marca

O Elroq estreia uma nova frente para a Škoda (Modern Solid) e ocupa o espaço abaixo do Enyaq. Com baterias de 55 a 82 kWh e autonomia até ~560 km, posiciona-se como alternativa racional no segmento C-SUV eléctrico.


Carro do Ano 2026: os 7 finalistas e os nossos favoritos

Porque estes sete? Tendências que o júri vai observar


A lista de 2026 confirma três linhas mestras do mercado europeu:

  1. Eletrificação como norma (cinco propostas EV puras e duas com forte componente híbrida);

  2. Eficiência e carregamento no centro da decisão (arquitecturas 800 V, autonomias reais e gestão térmica);

  3. Valor de uso — espaço, segurança activa e custo total de propriedade continuam críticos para frotas e famílias e são muito valorizados nesta votação.


O que vem a seguir

Os jurados do COTY concluem agora a derradeira bateria de testes, com anúncio do vencedor previsto para janeiro


👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”

Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo


ree


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Testámos o Mazda CX-80: autonomia, comportamento e conforto ao nível dos melhore

Testámos o Mazda CX-80: autonomia, comportamento e conforto ao nível dos melhore

02:58
Mazda CX-80 Takumi Plus: luxo japonês em cada detalhe do interior

Mazda CX-80 Takumi Plus: luxo japonês em cada detalhe do interior

02:58
Primeiro olhar ao Mazda CX-80 — o novo gigante híbrido plug-in da Mazda

Primeiro olhar ao Mazda CX-80 — o novo gigante híbrido plug-in da Mazda

02:56
Primeiro contacto com o Mazda CX-80 PHEV Takumi Plus — potência, espaço e sofisticação

Primeiro contacto com o Mazda CX-80 PHEV Takumi Plus — potência, espaço e sofisticação

03:00

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Estatuto Editorial

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing   

bottom of page