
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.










A shortlist para o Car of the Year 2026 já está definida e o painel europeu volta a reunir um leque diverso: de pequenos citadinos eléctricos a SUV familiares e uma berlina de nova geração.
São eles Renault 4, Dacia Bigster, Kia EV4, Mercedes-Benz CLA (nova geração), Fiat Grande Panda, Škoda Elroq e Citroën C5 Aircross (nova geração). O vencedor será conhecido no início de 2026, após a ronda final de testes pelos jurados europeus. Mas alguns destes modelos já tivemos oportunidade de testar e temos, naturalmente, os nossos favoritos. Foram modelos que se destacaram em nossa avaliação, exatamente nos mesmos critérios que os colegas que votam observam em suas análises.
E entre os 7 modelos propostos, para nós, na Publiracing, Fiat Grande Panda, Renault 4 e Dacia Bigster, são os favoritos, sendo que poderíamos ai incluir o Citroën C5 Aircross nesta nossa lista, mas ainda não tivemos oportunidade de testar por alguns dias o modelo em sua nova geração, por isso deixamos o carro francês de fora da nossa lista de favoritos.
O modelo chegou como crossover compacto sobre a base eléctrica do grupo, reposicionando um emblema histórico para a era zero emissões.
A arquitetura partilhada com o “irmão” R5, precisamente o vencedor em 2025, o enfoque urbano/aventura e um design que recupera proporções e assinatura do original, adaptadas às normas de segurança e aerodinâmica actuais e muitas das soluções tecnológicas do irmão R5, são apenas alguns dos destaques do modelo.
A Dacia também tem presença entre os finalistas com o Bigster, SUV de maiores dimensões destinado a abrir espaço acima do Duster, com versões híbridas e foco em custo/valor, para nós, um dos melhores nesta questão bem sensível no atual cenário automóvel em Portugal.
Posicionamento “mainstream acessível” num formato familiar, tenologia e conforto, estética mais robusta e oferta de motorização electrificada para cumprir metas de eficiência sem perder pragmatismo.

A Fiat regressa ao espírito prático com o Grande Panda, um B-hatch de 4,0 m que combina versões eléctricas e híbridas leves, desenho “quadrado” funcional e preço competitivo para famílias e frotas.
Pontos fortes: modularidade interior e gama multi-energia pensada para diferentes carteiras e perfis de utilização.
A Citroën renovou o C5 Aircross com evolução no conforto, ADAS e uma nova cadeia PHEV de 195 cv (motor 1.6 turbo + eléctrico) com até 86 km de autonomia eléctrica WLTP, ajudada pela nova caixa e-DCS7. O enfoque continua a ser o “conforto Citroën” com suspensão de (Batentes Hidráulicos Progressivos) e melhorias de interface.
O EV4 é uma berlina compacta eléctrica com linguagem estética arrojada e interior minimalista, alavancando a ofensiva EV da Kia na Europa. Entre as credenciais: integração de novos HMI e foco em eficiência.
A nova geração do CLA inaugura a plataforma MMA, pensada “EV-first”, com arquitectura 800 V e promessa de altas eficiências e carregamentos rápidos.
O Elroq estreia uma nova frente para a Škoda (Modern Solid) e ocupa o espaço abaixo do Enyaq. Com baterias de 55 a 82 kWh e autonomia até ~560 km, posiciona-se como alternativa racional no segmento C-SUV eléctrico.

A lista de 2026 confirma três linhas mestras do mercado europeu:
Eletrificação como norma (cinco propostas EV puras e duas com forte componente híbrida);
Eficiência e carregamento no centro da decisão (arquitecturas 800 V, autonomias reais e gestão térmica);
Valor de uso — espaço, segurança activa e custo total de propriedade continuam críticos para frotas e famílias e são muito valorizados nesta votação.
Os jurados do COTY concluem agora a derradeira bateria de testes, com anúncio do vencedor previsto para janeiro
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