
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.













Máquina histórica da CP foi celebrada no Porto numa cerimónia que marcou o seu centenário e o arranque das viagens do Comboio Histórico a Vapor de Natal, entre São Bento e Ermesinde.
O apito ecoou novamente na Estação de Porto-São Bento e, com ele, regressou uma imagem que atravessa gerações: o vapor a envolver a plataforma e uma multidão reunida para assistir à partida de uma locomotiva que é parte integrante da memória coletiva ferroviária portuguesa. A locomotiva a vapor CP 0186 completou 100 anos e continua a fazer história, agora integrada nas viagens do Comboio Histórico a Vapor de Natal, que circulará até janeiro entre o Porto e Ermesinde.
A CP – Comboios de Portugal assinalou o centenário da 0186 numa cerimónia simbólica que antecedeu as primeiras viagens desta temporada. O Presidente do Conselho de Administração da CP, Pedro Moreira, e o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, Paulo Esteves Ferreira, descerraram uma placa evocativa, sublinhando o valor histórico e patrimonial de uma locomotiva que representa o papel dos caminhos de ferro no desenvolvimento do país e na ligação entre pessoas e comunidades.
Durante a sessão, Pedro Moreira destacou a importância da 0186 como testemunho vivo da evolução ferroviária nacional. O responsável salientou o trabalho das equipas da CP na preservação do material histórico e reforçou que a manutenção deste património não é apenas um olhar para o passado, mas também um compromisso com o futuro, a inovação e a sustentabilidade. Após a cerimónia, passageiros e convidados seguiram viagem até Ermesinde, num percurso marcado pela animação e pelo entusiasmo de quem revive, ainda que por algumas horas, outras épocas da ferrovia.


A locomotiva 0186 integra a série 0181–0190, construída pela alemã Henschel & Sohn e entregue a Portugal entre 1924 e 1925 como parte das indemnizações da Primeira Guerra Mundial. Estas máquinas estiveram ao serviço da então Companhia dos Caminhos de Ferro do Estado e circularam de norte a sul do país durante várias décadas, desempenhando um papel fundamental na mobilidade ferroviária.
O serviço regular destas locomotivas prolongou-se até finais da década de 1970. Nos últimos anos de atividade, asseguraram ligações como Porto–Viana do Castelo e Porto–Régua, antes de a tração a vapor ser definitivamente retirada da via larga em Portugal, em 1977. A 0186 acabaria por ser recuperada entre os anos 1990 e o início dos anos 2000, passando a integrar comboios históricos e serviços especiais.
Desde então, a locomotiva tem sido presença regular em iniciativas como o Comboio Histórico do Douro e, mais recentemente, no Comboio Histórico a Vapor de Natal, assumindo-se como um elo entre o património ferroviário e novas gerações de passageiros.


Cem anos após a sua entrada em serviço, a CP 0186 continua a desempenhar um papel singular: ligar pessoas, territórios e memórias, ao mesmo tempo que contribui para a valorização do turismo de proximidade, da cultura ferroviária e da dinamização da economia local. Até 4 de janeiro de 2026, aos sábados e domingos, a locomotiva continuará a circular entre o Porto e Ermesinde, em viagens marcadas pelo som característico do apito, pelo vapor no ar e pelas decorações natalícias.
Mais do que um simples meio de transporte, a 0186 permanece como um símbolo vivo da história ferroviária nacional, lembrando que, mesmo num contexto de modernização e inovação, há patrimónios que continuam a fazer sentido quando permanecem em movimento.

Por Keller Carvalho – Editora de Turismo & Bem-Estar, Revista Publiracing (BR/PT) | Fundadora, Europa & You – Turismo 360° | Criadora da Metodologia Jornada REDA.
📲 Instagram: @kellercarvalhooficial
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