
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
31 de dez. de 2025



Redação Europa
12 de dez. de 2025



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
8 de dez. de 2025






















Depois do triunfo de Seth Quintero na etapa anterior, foi agora outro norte-americano a impor-se em AlUla. Mitch Guthrie venceu os 421 quilómetros cronometrados da especial e assumiu pela primeira vez o comando da classificação geral da categoria Ultimate, num dia marcado por inúmeros furos e por um domínio absoluto da Ford nos lugares cimeiros.
A etapa que voltou a terminar em AlUla trouxe uma nova reviravolta ao Dakar 2026 nos automóveis. Mitch Guthrie, filho de uma lenda do desporto motorizado norte-americano, conquistou a sua primeira vitória de etapa na classe Ultimate, depois de já ter acumulado 10 triunfos na categoria Challenger nas suas quatro primeiras participações no rali.
O norte-americano, que em 2025 já tinha dado sinais da sua progressão ao terminar a prova no 5.º lugar da geral, confirmou agora a maturidade competitiva ao resistir a uma especial particularmente traiçoeira, onde muitos dos seus adversários foram vítimas de furos.
A etapa teve um pódio pouco habitual, com o checo Martin Prokop em 2.º lugar, alcançando o seu melhor resultado em onze participações, seguido do sul-africano Guy Botterill em 3.º. O brasileiro Lucas Moraes fechou a jornada na 4.ª posição, enquanto Cristina Gutiérrez terminou em 5.º, a 5’57’’ do vencedor.
Depois de um dia de domínio Toyota, e mais expressivo do que o resultado do dia é o retrato da classificação geral, agora totalmente dominada pela Ford.
Cinco Ford Raptor ocupam as cinco primeiras posições, com Guthrie no comando, seguido por:
Martin Prokop, a 26 segundos
Mattias Ekström, a 1’08’’
Carlos Sainz, a 3’34’’
Nani Roma, a 4’02’’
O fabricante norte-americano sai assim da etapa numa posição extremamente favorável, apesar de as diferenças se manterem relativamente curtas.

Entre os candidatos ao título, Nasser Al Attiyah foi um dos grandes penalizados do dia, caindo da liderança para fora do top 5, mas mantendo-se ainda a 11’39’’ do topo. Logo atrás surge o seu colega de equipa Sébastien Loeb, que ocupa duas posições abaixo, com um atraso de 16’50’’.
Com a Ford a assumir o controlo da hierarquia e com vários protagonistas ainda separados por margens curtas, a luta pela vitória absoluta entra agora numa fase decisiva do Dakar 2026 e o dia de amanhã será muito importante já que será a primeira perna da primeira etapa maratona, em que ao final do dia os pilotos não vão contar com ajuda das suas assistências, por isso a velocidade mas sobretudo "chegar inteiro ao fim dos dois dias" é o mais importante.

Dos pilotos que falam português, o destaque é naturalmente o brasileiro piloto oficial da Dacia, Lucas Moraes, que terminou a etapa de hoje em quarto, e é agora o melhor não Ford, na sexta posição, a +4:58 do líder e completamente dentro da luta pela vitória. Já o português João Ferreira, acabou o dia apenas na 28ª posição perdendo cerca de +27:53 para o primeiro dia dia, e caindo muito na classificação geral, aparecendo agora na 15ª posição a +19:33 do piloto da Ford.
A dupla luso-brasileira da Polaris, Gonçalo Guerreiro e Marcelo Justo foram 2ª entre os SSV, um dia após a vitória de ontem, e ocupam agora a 2ª posição na categoria a apenas 12s dos seus companheiros de equipa e líderes da classificação. Também nos SSV João Monteiro e Nuno Morais da Can-Am Factory Team foram os terceiros o dia.
Palavras finais para a dupla luso-espanhola Maria Gameiro e Rosa Romero com o Mini da X-Raid Team se recuperaram após o acidente de ontem, subindo de posições e desempenho e aparecendo agora na 51ª posição entre os carros da categoria Ultimate.
Fotos: ASO Press
👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”
Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo































Comentários