Carros: Lategan acelera e assume comando do Dakar com vitória dominante
Redação Europa
há 2 dias
2 min de leitura
Sul-africano arrisca tudo, vence a especial com o Toyota Hilux e abre vantagem de quase quatro minutos sobre Nasser Al-Attiyah na geral, dando uma reviravolta na classificação geral de ontem.
Ainda é cedo para falar em títulos, mas Henk Lategan deu um passo decisivo na luta pela vitória ao assumir a liderança do Rally Dakar depois de uma exibição autoritária. O piloto sul-africano decidiu romper com a estratégia conservadora que o atormentou no ano passado, marcada por uma sucessão de furos, e apostou tudo numa abordagem mais agressiva. O resultado não podia ter sido melhor: Lategan venceu a especial ao volante do Toyota Hilux, conquistou a sua quinta vitória em etapas no Dakar e ganhou mais de sete minutos a Nasser Al-Attiyah, passando a liderar a classificação geral com 3 minutos e 55 segundos de vantagem sobre o piloto do Qatar.
Posicione a Sua Marca Aqui
Mais atrás, o clã Goczał destacou-se com uma prestação de conjunto rara de ver. Marek Goczał terminou em terceiro, a 14m15s, seguido pelo filho Eryk, quarto a 17m36s, e pelo tio Michał, sexto a 19m53s. Os polacos conseguiram ainda “encurralar” Sébastien Loeb, que foi quinto, a 17m54s. O francês começa a ver a classificação a somar, mas, agora em oitavo da geral a cerca de 20 minutos, continua a ter argumentos para tentar uma recuperação na segunda metade da prova.
No topo da tabela, Toyota e Dacia ocupam agora as posições cimeiras, mas os Ford Raptor mantêm-se perigosamente próximos, numa prova em que a imprevisibilidade é a nota diária. O norte-americano Mitch Guthrie pagou caro por abrir a pista, perdendo quase 44 minutos, mas Mattias Ekström, terceiro a 13 minutos, e Carlos Sainz, quarto a 15m53s, chegam à fase final da etapa de maratona-refúgio em posições favoráveis, partindo de 12.º e 13.º, respetivamente.
O dia ficou ainda marcado pelo abandono do campeão em título da categoria Ultimate. Depois de um arranque de Dakar já pouco convincente, Yazeed Al Rajhi viu o seu Toyota Hilux render-se a problemas mecânicos ao quilómetro 234 da especial. O saudita poderá regressar após a etapa de maratona mas sem qualquer hipótese de lutar pelo pódio.
👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”
Comentários