top of page

Dacia Hipster Concept — a mobilidade elétrica popular reinventada “à la Dacia”

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • 6 de out.
  • 3 min de leitura


Dacia Hipster Concept — a mobilidade elétrica popular reinventada “à la Dacia”

A Dacia acaba de revelar aquele que poderá ser o conceito mais disruptivo da sua história recente: o Dacia Hipster Concept, um protótipo 100% elétrico que promete redefinir o conceito de mobilidade essencial, acessível e inteligente. Com apenas três metros de comprimento, o modelo oferece quatro verdadeiros lugares, bagageira variável entre 70 e 500 litros e uma filosofia simples — “menos é mais” — ao estilo genuinamente Dacia.



Clique AQUI
Clique AQUI

O carro elétrico popular do futuro

Num mercado onde os automóveis se tornaram cada vez mais grandes, pesados, complexos e caros, a Dacia decidiu voltar às origens: criar aquilo que ela chama de “o carro do povo” para a era elétrica. O Hipster Concept é a resposta direta a um desafio atual — tornar a mobilidade elétrica acessível a todos, reduzindo custos, peso e pegada ambiental.

“Este é o projeto mais ‘Dacia’ em que já trabalhei. Tem o mesmo impacto social que o Logan há 20 anos. É criar algo que ainda não existe”,

afirma Romain Gauvin, Diretor de Design Avançado e Exterior da marca.


Com 20% menos peso do que o Dacia Spring, o novo conceito utiliza menos matérias-primas, menos energia de produção e consome menos eletricidade durante o uso. O objetivo é reduzir pela metade a pegada de carbono ao longo de todo o ciclo de vida, em comparação com os atuais elétricos mais eficientes do mercado.


Design essencial: simplicidade, robustez e engenho

O Hipster Concept rompe com convenções estéticas, adotando um design cúbico e funcional, com as quatro rodas colocadas nos extremos da carroçaria — zero balanço dianteiro e traseiro. A frente horizontal transmite robustez, enquanto os faróis LED finos criam uma expressão simultaneamente séria e simpática.


A traseira é dominada por uma porta bipartida de abertura prática, que permite um acesso total à bagageira. As luzes estão integradas no vidro traseiro, eliminando componentes adicionais, num exercício exemplar de design racional.


Fiel à filosofia “design-to-cost”, o Hipster tem apenas três peças pintadas e grande parte da carroçaria é protegida por painéis em Starkle®, material reciclado criado pelos engenheiros da Dacia. As pegas das portas são substituídas por fitas têxteis, mais leves, económicas e igualmente funcionais.


Dacia Hipster Concept — a mobilidade elétrica popular reinventada “à la Dacia”

Maior por dentro do que por fora

Apesar das dimensões compactas, o Dacia Hipster Concept surpreende pela habitabilidade. As formas verticais e o tejadilho envidraçado criam uma sensação de amplitude rara neste segmento.


Quatro adultos viajam confortavelmente, com posição de condução semelhante à do Dacia Sandero. O banco dianteiro é corrigido por uma peça única tipo banco-corrida, evocando os clássicos utilitários de outrora, e o estofamento em malha técnica garante leveza e durabilidade.


O espaço de carga é modular: 70 litros com quatro ocupantes e até 500 litros com os bancos traseiros rebatidos. O interior inclui ainda dois airbags, compatibilidade YouClip® nativa — com 11 pontos de fixação para acessórios como suportes, candeeiros ou colunas — e o conceito BYOD (Bring Your Own Device), que transforma o smartphone em ecrã multimédia e chave digital.


Mobilidade elétrica realista

O Hipster Concept foi pensado para o quotidiano urbano e suburbano, com autonomia suficiente para trajetos diários e apenas duas recargas por semana. Em França, 94% dos condutores percorrem menos de 40 km por dia — e é exatamente a esses utilizadores que o modelo se dirige.


Depois do sucesso do Dacia Spring, primeiro elétrico realmente acessível na Europa, o Hipster Concept surge como um passo adiante: uma visão despretensiosa, sustentável e inteligente da mobilidade elétrica, fiel ao ADN da marca.


Dacia Hipster Concept — a mobilidade elétrica popular reinventada “à la Dacia”

Citações

“O nosso objetivo foi desenhar um carro que se possa esboçar com três traços de lápis — simples, memorável e útil”,— Romain Gauvin, Dacia Design.
“Tem tudo o que se pode desejar num carro do dia a dia — agilidade, praticidade e economia — num formato de apenas três metros”,— Stéphanie Chiron, Gestora de Produto Avançado da Dacia.

Galeria de Imagens


👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”


ree

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Alfa Romeo Junior Ibrida: Estilo Italiano, emoção e eficiência na estrada

Alfa Romeo Junior Ibrida: Estilo Italiano, emoção e eficiência na estrada

02:59
Alfa Romeo Júnior Ibrida Speciale: Equilíbrio dinâmico, na estrada e na cidade!

Alfa Romeo Júnior Ibrida Speciale: Equilíbrio dinâmico, na estrada e na cidade!

02:49
Interior do Alfa Romeo Junior Speciale: elegância italiana e desportividade em cada detalhe

Interior do Alfa Romeo Junior Speciale: elegância italiana e desportividade em cada detalhe

02:52
Alfa Romeo Junior Speciale: o estilo atraente do design italiano

Alfa Romeo Junior Speciale: o estilo atraente do design italiano

03:00

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing

bottom of page