top of page

FIM e Dorna Sports anunciam o fim da MotoE

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • 13 de set.
  • 2 min de leitura

FIM e Dorna Sports anunciam o fim da MotoE

A temporada de 2025 marcará o fim — pelo menos temporário — da presença da MotoE no calendário mundial. A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e a promotora Dorna Sports anunciaram oficialmente que o campeonato será colocado em hiato após o final deste ano, justificando a decisão com a falta de tração da categoria junto dos fãs e o desenvolvimento mais lento do que o esperado do mercado global de motociclos elétricos de alta performance.


Clique AQUI
Clique AQUI

Segundo os responsáveis, apesar das corridas emocionantes e da qualidade das equipas e pilotos envolvidos, a categoria elétrica não conseguiu atingir os objetivos inicialmente traçados quando foi lançada em 2019 como a “porta de entrada elétrica” do paddock da MotoGP. Em paralelo, a indústria das duas rodas tem vindo a redirecionar os seus investimentos para motores de combustão mais eficientes e para combustíveis não fósseis — precisamente a via que a MotoGP irá seguir, com combustíveis 100% não fósseis a partir de 2027 (subindo gradualmente dos atuais 40% mínimos de conteúdo não fóssil desde 2024).


Alinhamento com o futuro da indústria

O presidente da FIM, Jorge Viegas, assumiu que, apesar de todos os esforços conjuntos com a Dorna,

“não foi possível alcançar as metas estabelecidas nem obter o envolvimento esperado da indústria de motos elétricas de alta performance”,

agradecendo aos pilotos, equipas e parceiros que contribuíram para o projeto. Já Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna, salientou que o campeonato

“cumpriu um papel valioso na missão de inovar da MotoGP”, mas que é essencial “ouvir os fãs, observar o mercado e não hesitar em fazer ajustes”.

As entidades garantem que continuarão a monitorizar a evolução da indústria e poderão reavaliar o regresso da MotoE no futuro, caso a relevância das motos elétricas de competição — ou de outras tecnologias sustentáveis — aumente. Até lá, a aposta será consolidar a transição para combustíveis não fósseis e manter a MotoGP na vanguarda da inovação tecnológica e ambiental do desporto motorizado.

👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”


ree

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Testámos o Mazda CX-80: autonomia, comportamento e conforto ao nível dos melhore

Testámos o Mazda CX-80: autonomia, comportamento e conforto ao nível dos melhore

02:58
Mazda CX-80 Takumi Plus: luxo japonês em cada detalhe do interior

Mazda CX-80 Takumi Plus: luxo japonês em cada detalhe do interior

02:58
Primeiro olhar ao Mazda CX-80 — o novo gigante híbrido plug-in da Mazda

Primeiro olhar ao Mazda CX-80 — o novo gigante híbrido plug-in da Mazda

02:56
Primeiro contacto com o Mazda CX-80 PHEV Takumi Plus — potência, espaço e sofisticação

Primeiro contacto com o Mazda CX-80 PHEV Takumi Plus — potência, espaço e sofisticação

03:00

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Estatuto Editorial

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing   

bottom of page