
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.


Poucos nomes carregam tanto peso emocional no mundo automóvel como o da Alfa Romeo. E quando surge um modelo totalmente novo, é natural que as expectativas sejam elevadas. O Junior na versão Ibrida Speciale não é apenas o mais compacto da marca — é também o primeiro a combinar o espírito desportivo italiano com uma motorização híbrida leve, mais eficiente e adaptada ao presente.
Durante os dias em que o testámos, ficou claro que a Alfa conseguiu manter a alma de condução viva, mesmo num formato urbano, eletrificado e mais acessível. É, de certa forma, o renascimento do prazer de conduzir no universo dos híbridos.
O design é, como seria de esperar, um dos pontos altos. À primeira vista, o Junior conquista pelo equilíbrio entre elegância e agressividade, mantendo os traços típicos da marca. A dianteira exibe o icónico “Scudetto”, a grelha em forma de escudo que serve de assinatura visual a todos os Alfa Romeo, ladeada por faróis Full LED com assinatura 3+3, que remetem diretamente para o ADN histórico da marca.
De perfil, o Junior mostra proporções bem estudadas: 4,17 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,5 m de altura e uma distância entre eixos de 2,56 metros — medidas que o posicionam perfeitamente no coração do segmento dos compactos urbanos. As cavas de roda musculadas e as jantes de 18 polegadas com acabamento escurecido da versão Speciale reforçam a sua postura desportiva. Os detalhes em vermelho na base das portas e no difusor traseiro, complementam o conjunto, adicionando um toque de alma italiana sem cair no exagero.
Na traseira, a assinatura luminosa horizontal, unida por um elemento escurecido, cria uma sensação de largura e estabilidade visual. O porta-malas elétrico revela um compartimento de 400 litros, suficientemente espaçoso para o dia-a-dia ou escapadelas de fim de semana.
Abrir a porta e entrar no habitáculo é perceber que a Alfa Romeo quis mais do que apenas desenhar um SUV moderno — quis criar ambiente. Os bancos dianteiros com ajustes elétricos, acabamento em tecido com detalhes e costuras vermelhas transmitem solidez e apoio perfeito, lembrando que estamos num modelo de alma desportiva. O logótipo Alfa Romeo bordado nos encostos de cabeça e as faixas vermelhas nos painéis de porta e consola central reforçam a identidade Speciale.
O painel de instrumentos digital de 10,25” oferece boa legibilidade e pode ser configurado para mostrar desde o fluxo energético do sistema híbrido até dados de condução mais clássicos. O ecrã central multimédia, também de 10,25”, é rápido e intuitivo, compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fios. Os materiais utilizados surpreendem pela qualidade: plásticos macios nas zonas de toque, texturas agradáveis e montagem sólida, num conjunto que transmite cuidado e coerência estética, mas sem luxos ou materiais de elevada qualidade. O espaço traseiro é adequado para dois adultos e um jovem, e a insonorização é notoriamente boa, mesmo em pisos mais irregulares.
No global, o interior do Junior é moderno, ergonómico e funcional, sem perder o toque emocional que sempre fez parte do ADN Alfa Romeo.
Sob o capô está o novo motor 1.2 Turbo associado a um sistema hibrido que nesta versão entrega 145 cv, trabalhando em conjunto com uma caixa automática de 6 velocidades e a um sistema elétrico de 48 V, que apoia o motor térmico nas fases de arranque, aceleração e recuperação de energia. A transição entre as duas fontes de energia é suave e quase impercetível. A resposta é rápida, e a entrega de potência, linear e progressiva. Em condução urbana, nota-se o apoio elétrico a suavizar arranques e a reduzir consumos; em estrada, o conjunto mostra fôlego suficiente para ultrapassagens seguras e um comportamento dinâmico digno do emblema que exibe na grelha.
A aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em cerca de 8,9 segundos, com uma velocidade máxima próxima dos 210 km/h — valores que demonstram o equilíbrio entre eficiência e prazer de condução.
Durante o nosso teste, os consumos médios rondaram os 5,2 litros/100 km, num ciclo misto que incluiu autoestrada e cidade, um valor que podemos considerar competitivo e muito na linha do que já conhecemos desta excelente mecânica de tantos produtos Stellantis.
O que distingue o Junior Ibrida de muitos de outros compactos é a sensação de condução. A direção é direta e comunicativa, transmitindo precisão em curva, enquanto a suspensão — firme, mas não desconfortável — mantém o carro bem plantado em estrada, mesmo em condução mais animada. A tração dianteira gere bem o binário, e o chassis bem equilibrado revela o cuidado típico da Alfa Romeo na afinação dinâmica.
Os travões são consistentes e progressivos, com boa modulação entre regeneração e travagem hidráulica. No geral, o comportamento do Junior Ibrida é previsível, divertido e envolvente — um crossover que não esquece o prazer ao volante, mesmo dentro das novas exigências da eletrificação, do próprio conceito do modelo, e da versão.
No mercado português, o Alfa Romeo Junior Ibrida Speciale 145 cv posiciona-se num território competitivo, com preços a rondar os 33.000 € a 35.000 €, dependendo da configuração e opcionais. Entre os principais concorrentes encontramos o Peugeot 2008 Hybrid 136, o Jeep Avenger Hybrid, o Renault Captur E-Tech, o Volkswagen T-Roc e o Toyota Yaris Cross Hybrid.
Mas o Junior distingue-se pelo design emocional, o toque desportivo e a qualidade de condução, elementos que continuam a ser o trunfo da Alfa Romeo. É, sem dúvida, um dos modelos de perfil urbano mais apaixonantes do momento, com a capacidade de unir eficiência moderna e carácter puramente italiano num formato compacto e pragmático.
O Junior Ibrida Speciale surpreendeu-me pela maturidade do conjunto. Se nesta versão a marca economizou no luxo interno, a Alfa Romeo conseguiu ainda transformar uma base moderna partilhada dentro do grupo Stellantis com diversos modelos, num automóvel com carácter próprio, cheio de nuances e sensações que o distinguem da concorrência internamente e dos demais concorrentes.
Depois de conviver com o Alfa Romeo Junior Ibrida Speciale, fica a sensação clara de que a marca conseguiu criar um crossover compacto diferente dos demais, com personalidade e deixando ele, nesta versão, equilibrado em sua relação custo/benefício.
É eficiente sem ser aborrecido, tecnológico sem ser frio, confortável sem ser luxuoso, e continuando a oferecer aquilo que sempre fez parte do ADN Alfa Romeo: emoção ao volante.
Um modelo que simboliza a nova era da marca — com uma proposta eletrificada mais urbana e racional, mas ainda profundamente apaixonante e envolvente.
Artur Semedo - Editor de Veículos PUBLIRACING
Pontos-Chave para Avaliação de Veículos
Motorização e Desempenho
Potência, torque, aceleração, resposta em diferentes cenários (cidade, estrada, ultrapassagens).
Consumo / Eficiência Energética
Média de consumo (l/100 km ou km/l) ou eficiência elétrica (kWh/100 km).
Autonomia
Fundamental em elétricos e híbridos plug-in, mas também importante em combustão (tamanho do tanque, consumo real).
Conforto e Ergonomia
Qualidade dos bancos, espaço interno, nível de ruído, suspensão, facilidade de acesso e posição de condução.
Tecnologia e Conectividade
Infotainment, integração com smartphone, atualizações OTA, assistentes virtuais, personalização digital.
Segurança
Sistemas ADAS (travagem automática, ACC, manutenção de faixa, monitorização de fadiga), número de airbags, estrutura e testes de colisão.
Travagem e Estabilidade
Qualidade dos travões, distância de travagem, comportamento em curvas, controle de tração e estabilidade.
Espaço e Funcionalidade
Porta-malas, espaço para ocupantes, modularidade dos bancos, porta-objetos e usabilidade no dia a dia.
Design e Acabamento
Estilo exterior, qualidade de materiais no interior, atenção ao detalhe e percepção de valor.
Custo-Benefício
Preço em relação ao que oferece, garantia, custo de manutenção, valor de revenda.
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Apresentação
Design & Exterior
Interior & Tecnologia
Teste Dinâmico
Resumo e Avaliação Final
Vídeos do teste realizado
(Artur Semedo, editor de Veículos, com participação especial de Keller Carvalho)
Apresentação | |
Design & Exterior | |
Interior & Tecnologia | |
Teste Dinâmico | |
Resumo e Avaliação Final |
Categoria | Especificação |
Motorização | 1.2 Turbo Hybrid MHEV 48V |
Cilindrada | 1.199 cm³ |
Potência combinada | 145 cv (106 kW) |
Binário máximo | 240 Nm |
Transmissão | Automática de 6 velocidades |
Tração | Dianteira (FWD) |
Comprimento | 4.173 mm |
Largura | 1.784 mm |
Altura | 1.535 mm |
Distância entre eixos | 2.556 mm |
Peso em ordem de marcha | 1.350 kg (aprox.) |
Porta-malas | 400 L |
Depósito de combustível | 44 L |
Aceleração (0–100 km/h) | 8,9 s |
Velocidade máxima | 210 km/h |
Consumo médio WLTP | 5,1 – 5,4 L / 100 km (5,2 L / 100 km Nosso) |
Suspensão dianteira | MacPherson independente |
Suspensão traseira | Eixo de torção |
Travões dianteiros | Discos ventilados |
Travões traseiros | Discos sólidos |
Direção | Assistência elétrica variável |
Pneus / Jantes | 215/55 R18 (versão Speciale) |
Emissões de CO₂ | 118–125 g/km |
Galeria de Imagens
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