top of page

Indústria automóvel global e europeia enfrenta contrastes no primeiro semestre de 2025

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • 24 de set.
  • 2 min de leitura

Indústria automóvel global e europeia enfrenta contrastes no primeiro semestre de 2025

O mais recente Relatório Económico e de Mercado da ACEA (Associação Europeia dos Construtores Automóveis), relativo ao primeiro semestre de 2025, revela uma realidade marcada por contrastes entre os principais mercados mundiais e desafios acrescidos para a União Europeia.


Clique AQUI
Clique AQUI

Crescimento moderado na economia europeia

As perspetivas económicas da União Europeia mantêm-se cautelosamente otimistas, com o PIB a crescer 1,1% em 2025, apesar das tensões comerciais e da alteração de tarifas por parte dos Estados Unidos.


A inflação deverá abrandar para 2,3% em 2025, aproximando-se da meta dos 2% do BCE, e a taxa de desemprego poderá atingir em 2026 um mínimo histórico de 5,7%.


Mercado automóvel global em alta, Europa em contração

  • Registos mundiais cresceram 5%, atingindo 37,4 milhões de unidades.

  • China liderou com um aumento expressivo de 12%, impulsionada por incentivos ao abate e políticas de apoio aos veículos de nova energia.

  • América do Norte registou um crescimento modesto de 2,5%, ainda com dúvidas quanto à procura no final do ano.

  • Europa destoou da tendência global: queda de 2,4% nas matrículas no continente e recuo de 1,9% no mercado da UE. O Reino Unido, a EFTA e a Turquia deram algum alento.

Produção automóvel: domínio asiático e desafios europeus

A produção mundial subiu 3,5%, para 37,7 milhões de veículos.

  • Ásia concentrou 60,1% do total.

  • A UE representou 15,9%, mas sofreu uma quebra de 2,6% devido a metas ambientais mais rígidas, custos elevados de energia e tarifas.

  • China destacou-se com uma subida de 12,3% na produção, apoiada em políticas públicas e no crescimento das exportações.


Na Europa, a produção mantém-se concentrada:

  • Alemanha (20% do total vendido na UE), seguida de Espanha, Chéquia, França e Eslováquia.

  • Os fabricantes europeus garantem ainda 74% do mercado interno.

  • Contudo, os automóveis fabricados na China já representam 6% das vendas na UE, evidenciando a crescente competitividade das marcas chinesas.


Comércio externo: sinais de alerta

O setor automóvel da UE registou uma queda de 3,3% em exportações e importações, o que reduziu o saldo comercial positivo.

  • Exportações para a China caíram 42%, refletindo o peso das marcas locais e a rápida transição para os veículos elétricos.

  • Importações da China continuaram a aumentar.

  • O Reino Unido destacou-se como destino em crescimento (+8,1%), enquanto os EUA recuaram (-13,6%).


Veículos comerciais: procura em retração

O mercado europeu de veículos comerciais ligeiros, pesados e autocarros registou quebras generalizadas no primeiro semestre de 2025.

  • Em Espanha, o segmento de furgões mostrou alguma resiliência, mas o panorama europeu permanece fraco.

  • A produção de furgões caiu 6,8% na Europa, ao passo que, a nível global, cresceu 1%.

  • Já os segmentos de camiões e autocarros na UE deverão recuperar até final de 2025, com subidas de 5,7% e 6,2%, respetivamente.


No comércio internacional, o saldo divergiu por segmento:

  • O excedente comercial dos furgões caiu para metade.

  • O saldo positivo dos camiões encolheu 12,1%.

  • O setor dos autocarros registou um défice superior a €1,2 mil milhões.


👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”


ree


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Polestar 3 Performance Pack: potência elétrica e engenharia escandinava em harmonia ⚡🇸🇪

Polestar 3 Performance Pack: potência elétrica e engenharia escandinava em harmonia ⚡🇸🇪

01:35
Alfa Romeo Junior Ibrida: Estilo Italiano, emoção e eficiência na estrada

Alfa Romeo Junior Ibrida: Estilo Italiano, emoção e eficiência na estrada

02:59
Alfa Romeo Júnior Ibrida Speciale: Equilíbrio dinâmico, na estrada e na cidade!

Alfa Romeo Júnior Ibrida Speciale: Equilíbrio dinâmico, na estrada e na cidade!

02:49
Interior do Alfa Romeo Junior Speciale: elegância italiana e desportividade em cada detalhe

Interior do Alfa Romeo Junior Speciale: elegância italiana e desportividade em cada detalhe

02:52

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing

bottom of page