top of page
  • Foto do escritorRedação Europa

Lamborghini Urus SE: o primeiro SUV híbrido plug-in da marca


Lamborghini Urus SE: o primeiro SUV híbrido plug-in da marca

A Automobili Lamborghini abre um novo capítulo na sua história com o Urus SE, a primeira versão híbrida plug-in do SUV. Com um novo design, aerodinâmica otimizada e um grupo propulsor híbrido de 800 cv, a versão PHEV supera o Urus S em termos de conforto, performance, eficiência, emissões e prazer de condução. Graças aos seus “dois corações”, térmico e elétrico, os valores de binário e de potência são os mais elevados de sempre, conferindo ao SE um lugar único na sua categoria e uma redução de 80% nas emissões.


“Com o Urus mudámos os paradigmas do mundo dos SUV, inaugurando um novo segmento”, comenta Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Lamborghini. “Em poucos anos, o Urus tornou-se o bestseller da nossa marca, permitindo à Lamborghini atrair novos clientes e reforçar a sua posição nos mercados mais importantes. Com o Urus SE, demos mais um passo em direção ao futuro, em linha com a nossa estratégia Direzione Cor Tauri, avançando com a eletrificação da gama e o caminho para a descarbonização que começou com a introdução do superdesportivo Revuelto em março de 2023”.


Uma experiência de condução inigualável

O Urus SE oferece uma experiência de condução inigualável também graças ao sistema híbrido plug-in, que contribui para melhorar a performance e a dinâmica do veículo em qualquer superfície e em qualquer condição: mais binário e mais potência a qualquer rotação através de soluções técnicas inovadoras, como a introdução do sistema elétrico de vectorização do binário entre os dois eixos e o diferencial traseiro eletrónico.


“A missão subjacente ao projeto era clara: oferecer uma performance de última geração combinado com o caráter intransigente típico do ADN da Lamborghini”, comentou o Diretor Técnico, Dr. Ing. Rouven Mohr. “O Urus SE está posicionado no topo da sua classe em termos de prazer de condução e dinamismo. É um veículo que combina harmoniosamente diferentes qualidades: conforto absoluto e, ao mesmo tempo, performance condução divertida, garantindo uma experiência inigualável.”

Lamborghini Urus SE: o primeiro SUV híbrido plug-in da marca

O motor 4.0 V8 twin-turbo foi adaptado para trabalhar em sinergia com a unidade elétrica. Desenvolve 620 cv de potência (456 kW) e 800 Nm de binário. A unidade de combustão combina-se com uma unidade elétrica de debita 192 cv (141 kW) e 483 Nm de binário. Para alcançar a potência máxima, a estratégia de ajuste entre o motor de combustão interna e o motor elétrico, com uma potência total de 800 cv, foi a principal preocupação de forma a assegurar uma curva de potência ótima em todos os modos de condução e em todas as superfícies. Uma bateria de iões de lítio de 25,9 kWh está situada por baixo do piso de carga e por cima do diferencial traseiro controlado eletronicamente.



O motor elétrico síncrono de ímanes permanentes localizado no interior da transmissão automática de 8 velocidades pode atuar como um reforço para o motor V8 a combustão, mas também como um elemento de tração, tornando o Urus SE num veículo 100% elétrico com tração às quatro rodas, capaz de percorrer mais de 60 km em modo EV.


O novo sistema de vectorização do binário elétrico longitudinal também faz a sua estreia no Urus SE, localizado centralmente, com uma embraiagem electro-hidráulica de discos múltiplos que distribui o binário de forma variável e contínua entre os eixos dianteiro e traseiro. A caixa de transferência funciona em sinergia com o novo diferencial eletrónico de deslizamento limitado instalado no eixo traseiro, dando ao veículo uma sobreviragem “on demand” para transmitir a sensação de um superdesportivo de raça pura.


Ambos os sistemas foram concebidos e calibrados para melhor se adaptarem a qualquer tipo de condição de aderência e estilo de condução, proporcionando a máxima tração e agilidade, quer se trate de um circuito ou de dunas do deserto, gelo ou terra batida.


Único na sua categoria, o Urus SE oferece maior binário e potência em qualquer regime ou condição de condução. O sistema desenvolve uma potência máxima combinada de 800 cv (588 kW) às 6000 rpm e um binário total de 950 Nm disponível entre as 1750 rpm e as 5750 rpm, assegurando a melhor performance da sua classe em qualquer situação. Tal também se deve a uma relação peso/potência ainda mais impressionante: 3,13 kg/cv (em comparação com 3,3 no Urus S). O Urus SE acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos (Urus S: 3,5) e dos 0 aos 200 km/h em apenas 11,2 segundos (Urus S: 12,5), atingindo uma velocidade máxima de 312 km/h (Urus S: 305 km/h). Estes valores fazem do SE o Urus mais potente de sempre e o automóvel de produção mais rápido do segmento, estabelecendo uma nova referência na categoria Super SUV.


Lamborghini Urus SE: o primeiro SUV híbrido plug-in da marca

Design e aerodinâmica

O design realça a dinâmica da forma, acentuando o caráter desportivo e a musculatura do veículo. A secção dianteira apresenta um novo capot com um design flutuante, onde a ausência da linha de corte dá uma sensação de continuidade e amplifica o estilo atlético do Urus SE, recordando alguns novos conceitos de estilo introduzidos pelo Revuelto. Outros elementos novos incluem os grupos de faróis que apresentam a tecnologia LED matrix, introduzindo uma nova assinatura luminosa inspirada na cauda do touro do logo da marca, juntamente com um para-choques e grelha frontal redesenhados.


“O design e as proporções do Urus continuam a ser incomparáveis e absolutamente reconhecíveis enquanto um Lamborghini” afirmou a Diretora de Design da Lamborghini, Mitja Borkert. “O Urus SE apresenta uma evolução altamente sofisticada, consistente com a nossa nova filosofia de design icónica e essencial e, mais importante, proporciona uma maior sensação de luxo, juntamente com um maior potencial Ad Personam. Inspirámo-nos no Revuelto com o capot flutuante, obtendo um design frontal muito limpo e musculado.

O sistema de iluminação frontal de última geração integra uma nova e distinta assinatura DRL. A traseira enfatiza uma postura mais ampla com destaque para o novo difusor e para as matrículas montadas num plano inferior, enquanto a grelha traseira se inspira nos superdesportivos da marca, como o Gallardo. O design interior segue a nossa filosofia ‘sinta-se como um piloto’, melhorando a interação entre o condutor e o sistema digital”.


Na traseira, a portinhola que dá acesso à tomada de carga foi completamente redesenhada, introduzindo uma continuidade inspirada no Gallardo que harmoniza as linhas, ligando os grupos óticos traseiros com luzes em “Y” e o novo difusor, conferindo ao veículo proporções ainda mais desportivas. Juntamente com o novo spoiler, o difusor aumenta a força descendente traseira em 35% a altas velocidades em comparação com o Urus S, melhorando ainda mais a estabilidade do SUV.


Lamborghini Urus SE: o primeiro SUV híbrido plug-in da marca

A eficiência aerodinâmica é também melhorada pelas novas saídas de ar sob a carroçaria e pelas condutas de ar renovadas, que canalizam mais fluxo de ar para arrefecer os componentes mecânicos e do motor: um aumento de 15% em relação ao Urus original. O novo design da secção dianteira, combinado com uma otimização da parte inferior aerodinâmica, também melhorou a gestão dos fluxos de ar dedicados ao sistema de travagem, com uma melhoria de 30% no arrefecimento do ar em relação ao sistema anterior.

Interiores.


O habitáculo foi atualizado para realçar o ADN de design “feel like a pilot” característico da Lamborghini, apresentando novas soluções em toda a secção frontal do painel de instrumentos e acentuando a sensação de leveza já introduzida no Revuelto.


Um ecrã maior – agora com 12,3 polegadas – instalado ao centro do tablier, apresenta uma nova versão da Interface Homem-Máquina (HMI), ainda mais intuitiva, com gráficos atualizados, consistentes com os do Revuelto. Os designers do Lamborghini Centro Stile também se concentraram nas saídas de ar; elementos de acabamento em alumínio anodizado com a inconfundível forma em Y; e os novos revestimentos do painel, dos bancos e do tablier. O painel de botões mecânicos proporciona uma sensação mais tátil.

O condutor pode consultar o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e o já referido ecrã tátil de 12,3 polegadas, integrado na zona central do tablier e no coração do sistema de infotainment Lamborghini (LIS). Inclui, também, um sistema de telemetria dedicado para o SE e novos ecrãs relacionados com os sistemas de assistência à condução que permite uma melhor perceção do ambiente em redor do veículo.


Personalização

O Urus SE oferece uma vasta gama de opções de personalização. As jantes de liga leve são atualizadas com a introdução do conjunto Galanthus de 23’’, equipadas de série com os novos pneus Pirelli P Zero. Existem três medidas dos P Zero, de 21’’ a 23’’, para satisfazer as diferentes necessidades de conforto e de exigência desportiva dos clientes. Os pneus Scorpion Winter 2 estão disponíveis para o inverno. Todos estes produtos apresentam a tecnologia Pirelli Elect desenvolvida para melhorar as características do primeiro Urus eletrificado.


Lamborghini Urus SE: o primeiro SUV híbrido plug-in da marca

A gama de cores também foi alargada, agora com mais de 100 opções disponíveis para a carroçaria, incluindo duas novas cores de lançamento: Arancio Egon (laranja), em combinação com um interior em Arancio Apodis (laranja), e Bianco Sapphirus (branco) com interior em Terra Kedros (terracota). Uma oferta de 47 combinações de cores e quatro tipos de bordados (costura Q-citura), com o potencial acrescido através do programa Ad Personam, que permite aos proprietários tornar o seu Urus SE num verdadeiro modelo único.


Quatro personalidades distintas

No centro da consola, a unidade de seleção “tamburo” é utilizada para selecionar os diferentes modos de condução.  Graças à introdução do conjunto mecânico híbrido, os seis modos de condução do Urus são combinados com quatro novas Estratégias de Performance Elétrica (EPS), para um total de onze opções. Os modos Strada, Sport e Corsa (para utilização em estrada e em pista), e os modos Neve, Sabbia e Terra (para superfícies com uma aderência diferente do asfalto) são agora acompanhados pelas opções EV Drive, Hybrid, Performance e Recharge.


Para Stefano Cossalter, Diretor da Linha de Produtos Lanzador e Urus: “O Urus SE é um passo evolutivo fundamental, não só em termos de sustentabilidade, graças a uma redução radical das emissões de CO2, mas também em termos de performance e caráter desportivo, graças à adoção de soluções técnicas de vanguarda, a começar pelo conjunto mecânico híbrido. O Urus SE é o nosso Super SUV com dois corações: um térmico e ligado às nossas raízes, o outro elétrico e futurista. Trabalhando em uníssono, oferecem uma nova interpretação da inconfundível personalidade da Lamborghini, mas levada a um novo nível”.


Lamborghini Urus SE: o primeiro SUV híbrido plug-in da marca

A motorização elétrica permite ao condutor experimentar e explorar o potencial elétrico ao seu melhor. Especialmente desenvolvido e ajustado para condução urbana, proporciona mais de 60 km de autonomia elétrica e atinge uma velocidade máxima superior a 130 km/h. Acima desta velocidade, o motor V8 apoia automaticamente o motor elétrico, da mesma forma se as exigências de binário excederem o máximo disponível do motor elétrico.


Híbrido, que pode ser selecionado quando se conduz no modo Strada, proporciona a máxima eficiência e conforto, juntamente com o equilíbrio ideal entre o motor de combustão e o motor elétrico, sendo, por isso, a opção mais versátil para a condução diária. A opção Recharge, que pode ser selecionada nos modos Strada, Sport, Corsa e Neve, recarrega até 80% da bateria, mantendo a performance ideal. A opção Performance representa a experiência para aqueles que querem apreciar todo o potencial do Urus SE não só nos modos Strada, Sport e Corsa, mas também nos modos Sabbia e Terra, realçando as qualidades dinâmicas do Super SUV, mesmo fora do asfalto.


Dependendo do modo de condução selecionado, as molas pneumáticas do veículo ajustam a distância ao solo, rebaixando 15 mm no modo Corsa e subindo até 75 mm quando o sistema de elevação está ativado. Os parâmetros que regulam a direção, a maneabilidade e o som do V8 twin-turbo também são variáveis, refletindo-se na “personalidade” do Urus SE.


Lamborghini Urus SE: o primeiro SUV híbrido plug-in da marca

Foi dada especial atenção à calibração da suspensão pneumática para realçar cada modo de condução. Para o modo Strada, a afinação melhorou o já elevado nível de conforto do Urus S. O modo Sport injeta ainda mais diversão à condução, melhorando as características da nova transmissão para facilitar o arranque e a manutenção da deriva. Em Corsa – o modo concebido expressamente para a condução em pista – o Urus SE exprime todo o seu potencial dinâmico. Tal é devido, em parte, à ECU/eletrónica da suspensão, que controla os movimentos do chassis (inclinação lateral ou impulso) para tornar o veículo extremamente estável e reativo entre as curvas de um circuito, bem como em superfícies difíceis e de baixa aderência, graças às barras estabilizadoras geridas pelo sistema eletrónico de 48V. Os modos Neve, Sabbia e Terra foram otimizados para maximizar o curso das rodas e a consistência das forças no solo para a melhor tração em qualquer superfície.


O veículo ainda não está disponível para venda e, portanto, não está sujeito à Diretiva 1999/94/EC. Os dados de consumo de combustível e emissões encontram-se na fase de aprovação.

 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

MOTOR A COMBUSTÃO

Tipo                                                                      V8, 90°

Válvulas por cilindro                                               4

Capacidade                                                         3996 cc

Diâmetro                                                             86 mm

Curso                                                                    86 mm

Taxa de compressão                                         9,7:1

Pot. máx. motor comb.                            620 cv/6000 rpm

Potência específica                                                   155 cv/l

Regime máximo                                                         6800 rpm

Binário máx. motor comb.                           800 Nm/2250-4500 rpm

 

MOTOR ELÉTRICO TRASEIRO

Capacidade da bateria                   2                      5,8 kWh

Potência                                                               141 kW/3200 rpm

Binário                                                                          483 Nm

 

TRANSMISSÃO

Tipo                                                                      4WD com diferencial dianteiro integrado,

diferencial central eletrónico e diferencial traseiro com repartição de binário

Caixa de velocidades                      Automática de 8 vel. com conversor de binário

 

PERFORMANCE

Aceleração 0-100 km/h                                3,4 s

Aceleração 0-200 km/h                              11,2 s

Travagem 100-0 km/h                                 33,5 m

Velocidade máxima                         312 km/h (Modo EV – 135 km/h)

 

PNEUS E JANTES

Jantes de série

Dianteiras                                                          9,5Jx21" ET28

Traseiras                                                             10,5Jx21" ET18

Pneus de série

Dianteiros                                                          285/45 ZR21

Traseiros                                                            315/40 ZR21

 

TRAVÕES

Frente                                                                 Discos carbocerâmicos, CCB

Diâmetro                                                            440 mm

Espessura                                                           40 mm

Traseiros                                                            Discos carbocerâmicos, CCB

Diâmetro                                                            410 mm

Espessura                                                          32 mm

 

DIMENSÕES

Entre eixos                                                        3003 mm

Comprimento                                                  5123 mm

Largura (excluindo retrovisores)               2022 mm

Largura (incluindo retrovisores)                2181 mm

Altura                                                                  1638 mm

Via dianteira                                                     1695 mm

Via traseira                                                       1710 mm

Distribuição de peso                               54/46 % (Fr/Tr)


SISTEMA HÍBRIDO

Bateria                                                 Iões de lítio com células prismáticas

Motor elétrico.                                 Síncrono, 141 kW/3200 rpm

Potência máxima combinada     800 cv/6000 rpm

Binário máximo combinado        950 Nm/1750-5750 rpm

 

SUSPENSÕES

Dianteira                                                            Pneumática, Multilink, com amortecedores semi-ativos

Traseira                                                               Pneumática, Multilink, com amortecedores semi-ativos,                                                                             Eixo traseiro direcional

Comments


300.250.png
Pottenza Global Consulting
bottom of page