
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.










Com quase um terço das novas matrículas a serem de veículos 100% elétricos, Portugal reforça a tendência de transição energética no setor automóvel.
Lisboa, 4 de novembro de 2025 — O mercado automóvel em Portugal continua a dar sinais de vitalidade, encerrando o mês de outubro de 2025 com um crescimento de 6,6% face ao mesmo mês do ano anterior, segundo dados divulgados pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal. Foram matriculados 19.884 veículos novos, um resultado que reforça a trajetória positiva do setor ao longo do ano.
No total acumulado entre janeiro e outubro, 219.598 automóveis foram colocados em circulação, o que representa uma subida de 6,8% face a 2024, consolidando um ritmo de crescimento moderado mas sustentado.
O destaque do mês vai para o aumento expressivo dos veículos elétricos (BEV), que atingiram 28,6% das novas matrículas em outubro, um valor recorde para o mercado nacional. No acumulado do ano, os elétricos representam 22% das vendas de ligeiros de passageiros, reforçando a transição em curso para uma mobilidade mais sustentável.
No conjunto das energias alternativas — que incluem elétricos, híbridos plug-in (PHEV) e híbridos convencionais (HEV) —, estas já somam 68,4% das novas matrículas de automóveis ligeiros de passageiros. O gasóleo continua em forte declínio, representando apenas 5,7% do mercado, enquanto a gasolina mantém 25,8% de quota.
“O mercado automóvel português está a viver uma transformação estrutural. A penetração dos elétricos e híbridos demonstra que o consumidor nacional está mais atento à eficiência energética, aos benefícios fiscais e às políticas ambientais”,
Com 16.137 unidades matriculadas em outubro, o segmento dos ligeiros de passageiros continua a ser o motor do mercado, crescendo 5,5% face a 2024 e acumulando 8,4% de aumento nos primeiros dez meses do ano, para um total de 187.701 veículos.
A diversificação da oferta elétrica e híbrida, a recuperação das cadeias de fornecimento e as campanhas comerciais mais agressivas das marcas terão contribuído para esta tendência positiva.
O segmento dos ligeiros de mercadorias mostrou uma ligeira recuperação mensal de 4,5% em outubro, com 2.643 novas matrículas, mas continua em queda no acumulado anual, registando menos 2% face a 2024, com 25.650 unidades. A conjuntura económica menos favorável e a instabilidade nos setores da construção e logística continuam a penalizar a renovação das frotas empresariais.
O mercado de veículos pesados — que inclui transporte de passageiros e de mercadorias — foi o que mais surpreendeu no mês, com um crescimento de 32,7% em outubro, totalizando 1.104 unidades.Apesar desta recuperação pontual, o acumulado do ano mostra ainda uma ligeira quebra de 1,6%, com 6.247 unidades matriculadas entre janeiro e outubro.
O crescimento dos veículos elétricos e híbridos confirma que Portugal segue a tendência europeia de descarbonização da mobilidade, mas o ritmo ainda é desigual. Os custos de aquisição mais elevados, a rede de carregamento ainda insuficiente fora dos grandes centros urbanos e a redução prevista dos incentivos estatais em 2026 são fatores que podem travar o avanço do setor no curto prazo.
Ainda assim, o crescimento de 6,8% em 2025 posiciona Portugal como um dos mercados automóveis mais resilientes da Europa Ocidental, beneficiando de uma oferta cada vez mais diversificada e tecnológica.
👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”
Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo































Comentários