
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













Modelos híbridos continuam a liderar as preferências dos consumidores, enquanto gasolina e gasóleo recuam para mínimos históricos
As matrículas de automóveis novos na União Europeia aumentaram 0,9% nos primeiros nove meses de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo os dados divulgados pela ACEA – Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis. O setor regista assim o terceiro mês consecutivo de crescimento, impulsionado sobretudo pelo lançamento de novos modelos e pela recuperação parcial da procura.
Os automóveis híbridos consolidaram a sua posição como a escolha preferida dos consumidores europeus, representando 34,7% de todas as novas matrículas no espaço comunitário. Em segundo lugar surgem os veículos 100% elétricos, com 16,1% de quota de mercado, uma subida face aos 13,1% registados em 2024, mas ainda abaixo do ritmo necessário para cumprir as metas de transição energética da década.
Entre janeiro e setembro, foram matriculados 1.300.188 veículos elétricos a bateria na União Europeia. Três dos quatro maiores mercados registaram fortes crescimentos: Alemanha (+38,3%), Bélgica (+12,4%) e Países Baixos (+3,9%). A França manteve-se praticamente estável, com uma ligeira descida de 0,2%, embora o mês de setembro tenha registado um aumento de 11,2%.
Os híbridos plug-in continuam também a expandir-se, com 722.914 unidades matriculadas (+65,4% em setembro face ao mesmo mês de 2024). Este tipo de motorização representa agora 9% do total de vendas, um avanço expressivo face aos 6,9% do ano anterior.
O declínio das motorizações tradicionais continua acentuado. As viaturas a gasolina caíram 18,7% no acumulado do ano, com 2,23 milhões de unidades e uma quota de 27,7%, contra 34,4% no mesmo período de 2024.
A situação é ainda mais marcada no segmento diesel, onde as matrículas recuaram 24,7%, resultando numa quota de apenas 9,3% do mercado. Em setembro, as variações homólogas mensais reforçaram esta tendência: -7,8% na gasolina e -14,3% no gasóleo.
Entre os principais mercados, a França registou a maior quebra em veículos a gasolina (-32,8%), seguida da Alemanha (-23,5%), Itália (-16,6%) e Espanha (-13,2%).
No conjunto, os automóveis de combustão interna (gasolina e gasóleo) representaram 37% do total das novas matrículas até setembro de 2025, face aos 46,8% registados um ano antes — uma queda de quase 10 pontos percentuais que reflete a transição em curso para soluções híbridas e elétricas.
Tipo de motorização | Unidades (jan-set 2025) | Quota de mercado (%) | Variação face a 2024 |
Híbridos elétricos | 2.793.079 | 34,7 | +15,9% |
Elétricos a bateria | 1.300.188 | 16,1 | +20% |
Plug-in híbridos | 722.914 | 9,0 | +65,4% |
Gasolina | 2.234.058 | 27,7 | -18,7% |
Gasóleo | 749.000 (aprox.) | 9,3 | -24,7% |
Embora o crescimento de 0,9% nas matrículas confirme uma ligeira recuperação do mercado europeu, a quota dos elétricos puros continua abaixo das expectativas para o calendário de descarbonização definido pela União Europeia. O desempenho positivo dos híbridos mostra que os consumidores continuam a privilegiar soluções intermédias, que conciliam menor consumo e menor dependência de infraestruturas de carregamento.
O último trimestre do ano será determinante para avaliar se a tendência de recuperação se mantém, num contexto marcado por taxas de juro elevadas, incerteza económica e pressão regulatória sobre as emissões.
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