
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













De acordo com os dados da Jato Dynamics, os dois destaques são as marcas chinesas, que aumentaram seus volumes em 111% e o regresso do Renault Clio como lider do mercado europeu.

O mercado europeu de automóveis novos registou um aumento de 2,5% nas matrículas em relação ao ano anterior no mesmo mês, de acordo com dados da JATO Dynamics que analisou 28 mercados europeus. Um total de 1.107.517 veículos novos foram registados em maio de 2025, elevando o número acumulado no ano para 5.535.831 unidades. Isto representa um aumento de 0,7% em comparação com o mesmo período de 2024.
Marcas chinesas impulsionam crescimento
O Grupo Volkswagen, o Grupo Renault e o Grupo BMW apresentaram um bom desempenho no mês passado, com aumentos de volume de 3,3%, 4,6% e 6,3%, respetivamente. No entanto, as marcas chinesas foram as principais impulsionadoras do crescimento em maio.

De acordo com os dados da consultoria, 65.808 unidades foram registados pelas montadoras chinesas no mês passado, representando 5,9% do total das vendas na região. Isto significa que as marcas de automóveis chinesas mais do que duplicaram a sua quota de mercado em relação aos 2,9% registados no mês correspondente em 2024, lembrando que muitas marcas com vendas expressivas na Europa, como MG ou Volvo Vars, têm como país de produção de muitos de seus modelos a China, logo esses dados incluem essa atividade.
“Apesar da imposição de tarifas pela UE sobre os veículos elétricos chineses, as suas marcas de automóveis continuam a apresentar forte crescimento em toda a Europa”, comentou Felipe Munoz, Analista Global da JATO Dynamics. “O seu impulso se deve em parte à decisão de impulsionar motorizações alternativas, como os híbridos plug-in e os chamados híbridos completos”
A MG registou 29.400 veículos em maio — um aumento de 30% face ao ano anterior — superando a Fiat em termos de matrículas no acumulado do ano, com 133.400 unidades, contra 125.300 da Fiat. Enquanto isso, a BYD viu os seus registos aumentarem 397% em relação ao ano anterior. Com este forte crescimento, ficou apenas a 40 unidades da Tesla em maio, depois de ter ultrapassado a marca americana pela primeira vez em abril.
Outros veículos com bom desempenho em maio incluem a Skoda, que ocupou o segundo lugar no ranking de marcas, enquanto a Dacia registou um aumento significativo dos volumes. Como curiosidade a Cupra ultrapassou a casa “mãe” Seat, no ranking das marcas e no acumulado do ano até Maio, registando um aumento de 30% nas matrículas.

Destaque ainda para a Jaecoo que superou a Honda com 7.449 matrículas, enquanto a Omoda registou 4.213 unidades, superando a Mitsubishi.
A Leapmotor registou 1.723 unidades, mas não conseguiu superar as suas marcas irmãs da Stellantis, como a DS. A fabricante automóvel chinesa superou a Lancia nas vendas, que registou uma queda de 80% em relação ao ano anterior. Esta última foi também ultrapassada pela Ebro – a marca espanhola renascida e que produz veículos em parceria com a chinesa Chery.
A Maserati registou um declínio de 40%, enquanto as matrículas da Lotus e da Abarth caíram 48% e 78%, respetivamente. A INEOS superou a Jaguar nas vendas, que registou apenas 86 unidades.
Renault Clio volta a liderar
O Renault Clio liderou o ranking de modelos em maio, com um aumento de volume de quase 12%. Apesar de uma quebra de 10% nas vendas, a Dacia garantiu o segundo lugar no ranking por modelo (Sandero) e continua a liderar o acumulado do ano. O Volkswagen Tiguan e o Dacia Duster também apresentaram um bom desempenho em maio, enquanto o Volkswagen Golf e o Volkswagen T-Roc registaram quedas de 18% e 10%, respetivamente.
Outros veículos com bom desempenho em maio incluíram o MG ZS — o 15º veículo mais registado — juntamente com o BMW X1, Seat/Cupra Leon, Peugeot 3008, Skoda Kodiaq, Jeep Avenger, MG 3 e Mini Cooper. Entre os novos participantes no mercado, o Skoda Elroq liderou com 9.200 unidades matriculadas em maio e 24.100 no acumulado do ano. Seguiu-se o Jaecoo 7 com 7.449 unidades, o BYD Seal U com 7.100 e o Renault Symbioz com 6.743. O Cupra Terramar registou 5.445 unidades, o Audi Q6 registou 5.007 e o Volkswagen Tayron registou 4.793.































Comentários