
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.


O mercado automóvel europeu encerrou agosto de 2025 em alta. Segundo os dados da JATO Dynamics, foram registados 790.177 automóveis de passageiros nos 28 mercados analisados, um crescimento de 5,0% face ao mesmo mês do ano anterior.
O aumento foi impulsionado sobretudo por mercados como a Alemanha (+5%), Polónia (+15%), Espanha (+18%) e Áustria (+25%), confirmando a recuperação da procura e a relevância das motorizações eletrificadas na preferência dos consumidores.
As viaturas 100% elétricas (BEV) registaram um crescimento de 27%, atingindo uma quota recorde de 20,2% no mercado europeu. No acumulado de 2025, já foram registados 1,54 milhões de BEV.
Ainda mais expressiva foi a subida dos híbridos plug-in (PHEV): 83.900 unidades em agosto, um crescimento de 59% face a 2024, garantindo 10,6% de quota.
Neste segmento, as marcas chinesas têm ganho força, passando de 779 registos em agosto de 2024 para mais de 11.000 em 2025. Entre os modelos mais vendidos destacam-se o BYD Seal U, o Jaecoo J7 e o MG HS.
No total, 43.500 viaturas de marcas que têm como país de produção a China foram registadas em agosto (+121% face a 2024), superando marcas tradicionais como a Audi (41.300) e a Renault (37.800).
Os cinco principais players com origem nas fábricas chinesas – MG, BYD, Jaecoo, Omoda Leapmotor – representaram 84% das vendas de modelos com origem no país asiático, tornam-se inevitável a comparação com marcas tradicionais na Europa.
A MG vendeu mais que a Tesla e a Fiat.
A BYD superou Suzuki e Jeep.
Jaecoo e Omoda ficaram à frente de Alfa Romeo e Mitsubishi.
Segundo Felipe Munoz, analista global da JATO,
“os consumidores europeus estão a responder positivamente à oferta competitiva das marcas chinesas, que parecem ter ultrapassado barreiras de perceção e notoriedade”.
Entre os modelos, o Volkswagen T-Roc foi o automóvel mais registado na Europa em agosto, com 14.700 unidades (+14%), confirmando o seu estatuto de líder entre os SUV compactos, mesmo após oito anos de presença no mercado e no momento em que se prepara a chegada da segunda geração.
O Volkswagen Tiguan registou também bons resultados (4.º lugar, +23%), enquanto o Hyundai Tucson garantiu a 6.ª posição (+28%).
Apesar da quebra de 38% nas matrículas do Tesla Model Y, o modelo mantém-se como o elétrico mais vendido da Europa entre janeiro e agosto de 2025.
Resumo Agosto 2025 – Europa (JATO Dynamics)
Total mercado: 790.177 unidades (+5%)
Quota BEV: 20,2% (+27% em volume)
Quota PHEV: 10,6% (+59% em volume)
Marcas chinesas: 43.500 unidades (+121%)
Modelo mais vendido: Volkswagen T-Roc (14.700 un., +14%)
👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”
Comentários