
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
há 6 dias



Redação Europa
12 de dez. de 2025



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
8 de dez. de 2025






















A segunda etapa do Dakar 2026 nas motos, entre Yanbu e AlUla, entregou a liderança a Daniel Sanders, que venceu uma especial de 400 quilómetros e passou a comandar a geral com apenas 30 segundos de vantagem. O dia ficou ainda marcado por um feito inédito: o português Martim Ventura deu à Honda a sua primeira vitória de sempre na categoria Rally 2.
Depois de um arranque dominado por Edgar Canet, a balança voltou a pender para Daniel Sanders. O australiano da Red Bull KTM Factory Racing esperou apenas até à Etapa 2 para tomar o controlo da prova, assinando a sua 10.ª vitória de etapa no Dakar, feito que o coloca entre o restrito grupo de 22 pilotos da história da prova com dois dígitos de triunfos.
Canet, vencedor do prólogo e da Etapa 1, teve a ingrata tarefa de abrir a pista durante cerca de 100 quilómetros, perdendo tempo em navegação até uma pequena queda, sem consequências físicas, permitir a aproximação de Sanders. No final da especial de 400 km, e depois de contabilizados os bónus atribuídos aos “openers”, o australiano bateu o jovem espanhol por 1 minuto e 35 segundos, passando a liderar a classificação geral com 30 segundos de vantagem.
Atrás do duo da KTM, Ricky Brabec voltou a ser o melhor representante da Honda, ao assinar o 3.º tempo do dia, posição que replica também na classificação geral, agora a 2 minutos e 18 segundos do líder.
O top 5 continua relativamente compacto, com Tosha Schareina a 4'41’’ e Ross Branch a 7'46’’. Já Adrien Van Beveren perdeu terreno de forma significativa e surge apenas no 10.º lugar da geral, a 14'09’’ de Sanders.

A grande surpresa do dia chegou na categoria Rally 2. Pela primeira vez desde a criação da classe, em 2022, uma Honda venceu uma etapa, graças à prestação do português Martim Ventura, estreante no Dakar.
O triunfo quebra um domínio quase absoluto da KTM, que soma agora 36 vitórias na categoria, contra 16 da Husqvarna e apenas duas da Sherco. Apesar do feito histórico, Ventura não conseguiu ainda assumir a liderança da geral do Rally 2, onde o sul-africano Michael Docherty continua no comando, agora com 19 segundos de vantagem.
A Etapa 2 deixou claro que, nas motos, o Dakar 2026 está apenas começando, com diferenças mínimas no topo e novos protagonistas a surgirem dia após dia.
Imagens ASO Press
👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”
Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo































Comentários