top of page

Primeiro dos novos comboios Stadler já está em Portugal e inicia fase de ensaios técnicos

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura
Primeiro dos novos comboios Stadler já está em Portugal e inicia fase de ensaios técnicos


A chegada da primeira das 22 novas automotoras regionais da CP marca o arranque de um investimento de 158 milhões de euros na modernização da frota ferroviária, com foco na eficiência energética, acessibilidade e melhoria do serviço regional.


Posicione a Sua Marca Aqui
Posicione a Sua Marca Aqui

Chegou a Portugal a primeira das 22 novas automotoras regionais encomendadas pela CP – Comboios de Portugal à fabricante suíça Stadler, dando início a uma nova etapa no processo de renovação e modernização da frota ferroviária nacional. A unidade agora entregue será submetida a um conjunto de ensaios técnicos e procedimentos de homologação antes de entrar ao serviço comercial.


O contrato, no valor global de 158 milhões de euros, contempla a aquisição de 12 automotoras bimodo — com capacidade de operar em modo elétrico e a diesel — e 10 automotoras exclusivamente elétricas, todas destinadas ao serviço regional. As novas composições pertencem à plataforma FLIRT, reconhecida pela sua eficiência energética e flexibilidade operacional, e estão preparadas para atingir uma velocidade máxima de 160 km/h.


A primeira unidade chegada ao país é uma automotora bimodo, com capacidade total para 369 passageiros, dos quais 204 sentados e 165 em pé, em condições de carga normal. O comboio integra áreas dedicadas a pessoas com mobilidade reduzida, espaços para transporte de bicicletas, ligação Wi-Fi a bordo e tomadas para carregamento de equipamentos eletrónicos, refletindo uma aposta clara no conforto e na adaptação às atuais exigências dos passageiros.


Primeiro dos novos comboios Stadler já está em Portugal e inicia fase de ensaios técnicos
Primeiro dos novos comboios Stadler já está em Portugal e inicia fase de ensaios técnicos

Segue-se agora uma fase determinante do processo: a realização de ensaios técnicos e a homologação do material circulante, etapas essenciais para assegurar a compatibilidade total com a infraestrutura ferroviária nacional e os padrões de segurança em vigor. De acordo com a CP, a entrega das primeiras automotoras aptas a entrar em operação está prevista para o segundo semestre de 2026.


As 22 novas unidades — 12 bimodo e 10 elétricas — irão integrar a série 2700 da CP. As automotoras foram adquiridas no âmbito do Programa para a Ação Climática e Sustentabilidade (PACS), enquadrando-se numa estratégia mais ampla de promoção da mobilidade sustentável e de redução da dependência de combustíveis fósseis.


Primeiro dos novos comboios Stadler já está em Portugal e inicia fase de ensaios técnicos

Para a CP, este reforço da frota surge como resposta direta ao aumento da procura pelo transporte ferroviário regional e como um instrumento para melhorar a coesão territorial, particularmente em linhas não totalmente eletrificadas. Pedro Moreira, presidente do Conselho de Administração da CP – Comboios de Portugal, sublinha que a chegada deste primeiro comboio representa “um marco histórico para a CP e para o país”, acrescentando que as novas unidades permitirão “melhorar significativamente a qualidade do serviço regional, oferecendo mais conforto, fiabilidade e sustentabilidade aos clientes”.


👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”

Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo


ree


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Foton Tunland G7 Diesel em análise: design robusto, capacidades reais e foco no custo-benefício

Foton Tunland G7 Diesel em análise: design robusto, capacidades reais e foco no custo-benefício

02:59
smart #1 Brabus: vivemos o elétrico mais potente da marca – notas finais

smart #1 Brabus: vivemos o elétrico mais potente da marca – notas finais

02:58
Tunland G7 Diesel ao volante: força, robustez e o que descobrimos no teste da pick-up da Foton

Tunland G7 Diesel ao volante: força, robustez e o que descobrimos no teste da pick-up da Foton

00:25
smart #1 Brabus: aceleração brutal, tração integral e consumo real no nosso teste dinâmico

smart #1 Brabus: aceleração brutal, tração integral e consumo real no nosso teste dinâmico

02:48

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Estatuto Editorial

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing   

bottom of page