
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.










Indústria fecha os primeiros 11 meses de 2025 com crescimento de 4,3%, apesar da quebra mensal
A produção automóvel em Portugal recuou 7,2% em novembro de 2025 face ao mesmo mês do ano anterior, totalizando 30.251 veículos, de acordo com dados divulgados pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal. Ainda assim, o setor mantém um desempenho positivo no acumulado de janeiro a novembro, período em que foram produzidas 320.282 unidades, mais 4,3% do que em igual intervalo de 2024.
A quebra de novembro foi transversal às principais categorias.
Ligeiros de passageiros: 23.925 unidades, uma descida de 8,4%.
Ligeiros de mercadorias: 6.102 unidades, queda de 2,6%.
Veículos pesados: 224 unidades, praticamente estáveis (-0,4%).
No acumulado anual, os ligeiros de passageiros continuam a ser o principal motor da indústria, com 253.204 unidades produzidas (+5,2%). Os ligeiros de mercadorias registam um crescimento mais moderado (+0,9%), enquanto os pesados avançam 4,1%.
A dependência do mercado externo mantém-se elevada: 97,8% dos veículos produzidos em Portugal nos primeiros 11 meses tiveram como destino a exportação, reforçando o peso estratégico do setor na balança comercial.
A Europa permanece o principal destino, absorvendo 87,8% da produção exportada, com destaque para:
Alemanha – 19,5%
Itália – 11,6%
Turquia – 10,9%
França – 10,2%
África surge na segunda posição entre as grandes regiões de destino, com 4,2% das exportações, liderada por Marrocos (1,9%), enquanto o continente americano recebe 2,9%.
A atividade de montagem automóvel apresentou resultados mistos:
Em novembro, foram montados 40 veículos pesados, um aumento de 33,3% face ao mesmo mês de 2024.
No acumulado de janeiro a novembro, registam-se 247 veículos montados, uma queda significativa de 14,5%. PR68-2025-PRODUÇÃO_NOVEMBRO_2025
Todos os veículos montados foram pesados de passageiros. A exportação continua igualmente dominante nesta vertente: 93,5% da produção (231 unidades) seguiu para o exterior, com apenas dois destinos — Alemanha (81,8%) e Reino Unido (18,2%).
Apesar da queda verificada em novembro, a indústria automóvel fecha praticamente o ano com indicadores positivos e reforça o seu papel central na economia nacional, mantendo níveis robustos de produção e uma fortíssima orientação para os mercados internacionais.
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