
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













Durante a conferência de imprensa conjunta da Toyota Motor Corporation e da Daihatsu, realizada no Japan Mobility Show 2025, o presidente e CEO da Toyota, Koji Sato, apresentou uma visão que reafirma o compromisso do grupo com uma mobilidade pensada “para cada pessoa”, e não apenas “para todos”.
O executivo recordou as origens do grupo Toyota — desde os primeiros teares automáticos de Sakichi Toyoda até aos primeiros automóveis produzidos no Japão — para sublinhar que a filosofia da empresa sempre nasceu de um princípio simples: agir em benefício dos outros. Esse espírito, segundo Sato, continua a guiar o desenvolvimento das novas formas de mobilidade que o grupo pretende oferecer ao mundo.

Durante a apresentação, Koji Sato destacou o novo conceito de comunicação da marca — “To You” —, que expressa a ideia de criar veículos pensados para um utilizador específico, com necessidades e estilos de vida próprios.
O Corolla, modelo mais icónico da Toyota, foi citado como exemplo dessa filosofia.
Desde o seu lançamento, o Corolla evoluiu para se adaptar às mudanças sociais e tecnológicas, mantendo-se fiel à sua missão de ser “um carro para todos”, independentemente do formato ou da motorização.
“Seja elétrico, híbrido plug-in, híbrido ou a combustão, o importante é que cada carro continue a ser desejável, eficiente e adequado à vida de quem o conduz”,
afirmou Sato, reforçando a importância de unir estética e propósito na nova geração de automóveis Toyota.

Entre os protótipos em destaque esteve o IMV Origin, um veículo modular desenvolvido com foco em mercados emergentes, particularmente em zonas rurais de África. O projeto introduz um conceito inédito: o carro é enviado “inacabado” das fábricas, para que seja montado e personalizado localmente.
O objetivo é criar emprego e autonomia industrial nas comunidades onde o veículo será utilizado. Segundo Sato, a “incompletude deliberada” deste projeto reflete uma nova forma de pensar o fabrico automóvel — mais próxima das realidades locais e das necessidades de cada utilizador.

A parceira Daihatsu apresentou a campanha “Daihatsumei for me”, centrada na ideia de inovação através da simplicidade. Os novos conceitos, como o Midget X e o K-OPEN, demonstram a capacidade da marca japonesa em aplicar soluções criativas ao universo dos microveículos.
O K-OPEN, por exemplo, é um conversível compacto de tração traseira, cuja arquitetura exigiu soluções engenhosas de engenharia para integrar motor, transmissão e eixo de propulsão num espaço reduzido.Sato aproveitou para elogiar o envolvimento direto do presidente do conselho da Toyota, Akio Toyoda, que se tornará o “Master Driver” da Daihatsu, contribuindo para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos futuros modelos da marca.

A apresentação encerrou com a introdução do conceito KAYOIBAKO, uma nova abordagem à mobilidade comercial. Inspirado na ideia de caixas de transporte modulares, o KAYOIBAKO será produzido em diferentes dimensões — pequenas pela Daihatsu e maiores pela Toyota —, permitindo que “a mobilidade vá até às pessoas”, em vez de depender da deslocação destas.
Sato sublinhou que este tipo de inovação representa a essência do grupo Toyota: unir tecnologia e empatia.
“A mobilidade não é apenas deslocação. É também levar conforto, apoio e soluções às pessoas que mais precisam”, afirmou o CEO.

Com uma combinação de nostalgia industrial e visão futurista, o discurso de Koji Sato refletiu o propósito central do Toyota Group: continuar a inovar a partir do respeito pelas pessoas e pela diversidade das suas realidades.Sob os lemas “Mobility for All”, “To You” e “Act for Others”, Toyota e Daihatsu reforçam o compromisso de desenvolver veículos e soluções que não apenas respondam às necessidades de mobilidade, mas também contribuam para um mundo mais inclusivo, sustentável e humano.
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