top of page

Clássicos: Vespa 125 de 1954 passa a fazer parte das relíquias expostas no Museu do Caramulo

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • 30 de abr. de 2024
  • 1 min de leitura
Clássicos: Vespa 125 de 1954 passa a fazer parte das relíquias expostas no Museu do Caramulo

O Museu do Caramulo terminou o restauro completo da sua Vespa 125 de 1954. Doada por António Herédia, a Vespa 125 encarna o espírito original de uma abordagem descontraída perante a vida, com a saída da rotina e a exploração de destinos novos e distantes a serem a premissa daquele que procurou, desde a sua origem no pós-guerra em 1946, ser um veículo ecológico e alegre.


Enrico Piaggio pretendia, numa Itália destruída pela Segunda Guerra Mundial, criar um motociclo acessível para as massas, capaz de penetrar no frágil mercado italiano da época e, também, devidamente preparado para circular nas estradas arruinadas do país. Aproveitando os milhares de pequenos motores que eram usados para dar arranque aos aviões durante a guerra, projectou e fez nascer aquela que é considera a primeira scooter do mundo.


Clássicos: Vespa 125 de 1954 passa a fazer parte das relíquias expostas no Museu do Caramulo

Com motor monocilíndrico a dois tempos de 123,7cc, a Vespa 125 agora restaurada pelo Museu do Caramulo atinge uma velocidade máxima de 75 km/h, perfeitamente adequada para as estradas nacionais e secundárias tão em voga quer na sua Itália de origem, quer no nosso país. É, igualmente, um exemplar raro, dado provir de uma versão que esteve em produção apenas durante os anos de 1953 e 1954.


Este popular modelo será apresentado publicamente no próximo O Museu na Rua, no dia 4 de Maio, regressando agora à estrada, bem a tempo de Vespizzatevi (“Vespar”) – o slogan tão em voga entre 1950 e 1954, e que nos transporta para as tranquilas e coloridas viagens de Verão, no espírito que só uma Vespa pode oferecer – podendo depois ser apreciada no Museu do Caramulo, onde ficará permanentemente em exposição.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Interior do smart #1 Brabus (Parte 1): portas sem moldura e bancos exclusivos

Interior do smart #1 Brabus (Parte 1): portas sem moldura e bancos exclusivos

03:00
O smart mais rápido de sempre: #1 Brabus com tração integral e 0–100 km/h em 3,9s

O smart mais rápido de sempre: #1 Brabus com tração integral e 0–100 km/h em 3,9s

02:57
smart #1 BRABUS: o elétrico compacto mais radical que já testámos!

smart #1 BRABUS: o elétrico compacto mais radical que já testámos!

02:50
Kauai EV Premium: o que realmente descobrimos depois de testar tudo

Kauai EV Premium: o que realmente descobrimos depois de testar tudo

02:58

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Estatuto Editorial

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing   

bottom of page