top of page

CPR: Kris Meeke melhor “nacional” com repetição da vitória do espanhol Diego Ruiloba

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • 2 de ago.
  • 3 min de leitura

Kris Meeke (Toyota GR Yaris Rally2)
Kris Meeke (Toyota GR Yaris Rally2)

Kris Meeke (Toyota GR Yaris Rally2) somou, este sábado, o seu quarto êxito da temporada no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) ao vencer o Rali da Madeira, sexta e antepenúltima prova de 2025, o que lhe permitiu reforçar a sua liderança.


Em termos absolutos, o triunfo no rali do Club Sports da Madeira foi conquistado, pelo segundo ano consecutivo, por Diego Ruiloba (Citroen C3 Rally2), depois de um aceso duelo com João Silva (Toyota GR Yaris Rally2), traduzido por uma diferença final de 4.4 segundos.


Sua Marca, Produto ou Serviço AQUI
Sua Marca, Produto ou Serviço AQUI

Desta vez mais comedido, Meeke, pensando exclusivamente nos seus interesses a nível de CPR, fez uma gestão prudente e liderou da segunda à última das 13 classificativas, sempre com Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2) no papel de principal opositor.


O britânico pouco se importou com os tempos dos pilotos convidados [Ruiloba ou Campedelli] e dos madeirenses e, apesar de um percalço – furo – na primeira etapa, logrou superar o seu rival por 16.6 segundos.


Araújo, à semelhança do que vem sucedendo com desde o início da época, confirmou que ainda é o português mais regular e mais rápido. “Vou pressioná-lo até ao último quilómetro…”, confessava o piloto de Santo Tirso.


Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2)
Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2)

Desta vez foi o opositor direto de Meeke, já que o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20 N Rally2), à parte de ser estreante na Madeira, nunca conseguiu colocar o Hyundai i20 N Rally2 na discussão da vitória. Rodou sempre atrás de José Pedro Fontes (Citroen C3 Rally2) e ainda alimentou esperanças de lhe “roubar” a terceira posição, dada a diferença de 0.8s à entrada da última classificativa. Mas o piloto do Citroen, mesmo sem ter logrado cumprir o objetivo de discutir a primazia do CPR na Pérola do Atlântico, não se deixou surpreender.


Hugo Lopes teve um desempenho interessante com o Hyundai i20 N Rally2, para terminar em quinto, na frente de Rúben Rodrigues (Toyota GR Yaris Rally2), enquanto Ernesto Cunha foi pouco feliz na estreia do Skoda Fabia RS Rally2 e despistou-se a duas classificativas do final. Diogo Marujo e Paulo Caldeira, ambos em Skoda Fabia Rally2 Evo, completaram o “top 8” do CPR.


Anton Korzun (Peugeot 208 Rallk4)
Anton Korzun (Peugeot 208 Rallk4)

O ucraniano Anton Korzun (Peugeot 208 Rallk4) não cedeu a liderança do CPR 2RM (duas rodas motrizes) conquistada na primeira etapa e garantiu o seu primeiro triunfo em Portugal, mas foi submetido a grande pressão por parte de Ricardo Sousa (Peugeot 208 Rally4). Este, depois de concluir o dia inaugural a 9.6s, acabou por conquistar um precioso segundo lugar que lhe permitiu reforçar o seu primeiro lugar no campeonato, enquanto Guilherme Meireles (Peugeot 208 Rally4) esteve também em evidência, para subir ao terceiro lugar do pódio. Henrique Moniz (Peugeot 208 Rally4) e Gil Antunes (Peugeot 208 Rally4) foram quarto e quintos, respetivamente.


A sétima prova, e antepenúltima, do CPR será o Rali da Água Transibérico Eurocidades Chaves Verin, nos dias 19 e 20 do próximo mês de setembro.

 

Classificação geral final (Oficiosa)

1º, *Diego Ruiloba/Angel Vela (Citroen C3 Rally2), 1h50m17.6s

2º, *João Silva/Luís Rodrigues (Toyota GR Yaris Rally2), a 4.4s

3º, *Simone Campedelli/Tania Canton (Skoda Fabia RS Rally2), a 12.4

4º, *Miguel Nunes/João Paulo (Skoda Fabia RS Rally2), a 13.6

5º, Kris Meeke/Stuart Loudon (Toyota GR Yaris Rally2), a 48.9

6º, Armindo Araújo/Luís Ramalho (SkodaFabia RS Rally2), a 1m05.5s

7º, José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroen C3 Rally2), a 2.01.2

8º, Dani Sordo/Candido Carrera (Hyundai i20 N Rally2), a 2.02.7

9º, *Alexandre Camacho/Pedro Calado (Hyundai i20 N Rally2), a 2.06.5

10º, *Miguel Caires/Jorge Henriques (Skoda Fabia RS Rally2), a 2.27.3

11º, Hugo Lopes/Magda Oliveira (Hyundai i20 N Rally2), a 2.48.6

12º, *Rui Jorge Fernandes/João Pedro Freitas (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 2.51.7

13º, Rúben Rodrigues/Rui Raimundo (Toyota GR Yaris Rally2), a 2.55.6

14º, Diogo Marujo/Jorge Carvalho (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 4.18.0

 

(*) – Não pontuam no CPR

 

CPR 2RM (Oficiosa)

1º, Anton Korzun/Pavlo Kononov (Peugeot 208 Rally4), 2h00m45.5s

2º, Ricardo Sousa/Luís Marques (Peugeot 208 Rally4), a 4.1s

3º, Guilherme Meireles/Pedro Alves (Peugeot 208 Rally4), a 10.2

4º, Henrique Moniz/Jorge Dinis (Peugeot 208 Rally4), a 27.8

5º, Gil Antunes /Alexandre Ramos (Peugeot 208 Rally4), a 58.6

6º, Sérgio Dias/Bruno Abreu (Peugeot 208 Rally4), a 2.7.0

 

CAMPEONATOS (classificações oficiosas)

Absoluto: 1º, Kris Meeke, 132 pontos; 2º, Armindo Araújo, 112; 3º, Dani Sordo, 105; 4º, Ricardo Teodósio, 64; 5º, José Pedro Fontes, 58; 6º, Pedro Almeida, 54; 7º, Pedro Meireles, 36; 8º, Rúben Rodrigues, 34; 9º, Gonçalo Henriques, 31; 10º, Hugo Lopes, 20.

2RM: 1º, Ricardo Sousa, 100 pontos; 2º, Henrique Moniz, 83; 3º, Guilherme Meireles, 78; 4º, Sérgio Dias, 63; 5º, Anton Korzun, 61.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

00:25
Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

02:51
Kauai EV Premium por dentro! Secção digital, comandos e espaço traseiro

Kauai EV Premium por dentro! Secção digital, comandos e espaço traseiro

02:58
Hyundai Kauai EV - elétrico compacto, design forte e muita presença

Hyundai Kauai EV - elétrico compacto, design forte e muita presença

02:58

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Estatuto Editorial

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing   

bottom of page