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Kadett B celebra 60 anos desde a sua estreia

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • 20 de ago.
  • 5 min de leitura

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Há poucos dias, a Opel divulgou um teaser do lançamento de um sensacional concept car para a IAA Mobility 2025. De 8 a 14 de setembro, a marca Opel, sediada em Rüsselsheim, dará continuidade a uma tradição que começou em 1965, quando a Opel se tornou a primeira marca europeia a apresentar um concept car.


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Há 60 anos, o Opel Experimental GT celebrou a sua estreia mundial juntamente com o então novo Kadett B na IAA – na altura ainda em Frankfurt am Main. Os dois veículos estão intimamente ligados, uma vez que o GT, de produção posterior, foi tecnicamente baseado no Kadett B. Pouco depois da sua apresentação em 1965, ficou claro que o Kadett B captava na perfeição o espírito da época e não só continuaria o sucesso da primeira geração, lançada apenas três anos antes, como o iria superar.


Nos anos seguintes, o Kadett B tornou-se o primeiro modelo da Opel a atingir um milhão de unidades vendidas. Existem várias razões para isso: variedade e versatilidade para toda a família com sedan, station wagon e coupé, bem como desportividade com o lendário Rallye-Kadett.


As décadas de sucesso na classe dos compactos, que a Opel estabeleceu com os Kadett A e B na década de 1960, continuam até hoje com a atual geração do Astra. Este também se concentra na variedade para todos os gostos e todas as finalidades – como um hatchback ou como uma flexível station wagon Sports Tourer, ambos desportivos e elegantes.


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Base para o sucesso a longo prazo: três anos após o Kadett A, é lançado o Kadett B

Em 1962, a Opel lançou as bases para o sucesso dos seus modelos da classe dos compactos com o primeiro Kadett do pós-guerra, o Kadett A. Com uma bagageira ampla, espaço para quatro pessoas, um novo motor de alta rotação e baixos custos de manutenção, o Kadett A rapidamente conquistou os compradores.


Mas a direção da Opel já estava de olho no futuro e a próxima geração do Kadett surgiu apenas três anos depois. O sucessor estava disponível em quatro versões de carroçaria desde o lançamento no mercado: como sedan de duas ou quatro portas, como station wagon de três portas e como um coupé com design elegante.


O destaque: enquanto o modelo anterior acomodava no máximo quatro pessoas, o Kadett foi oficialmente registado como um veículo de cinco lugares pela primeira vez em 1965 com as suas variantes sedan. Além disso, o Kadett cresceu 18 centímetros em comprimento, ultrapassando a marca dos quatro metros. A distância entre eixos e a largura do veículo também aumentaram. Isso beneficiou muito o interior, mas o porta-bagagens também cresceu 12%, para 337 litros, de acordo com os padrões VDA. E a station wagon oferecia uma área de carga de 1,57 metros de comprimento com os bancos traseiros rebatidos.


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Os especialistas ficaram entusiasmados, não só com a estreia mundial durante o IAA: o Kadett B oferecia mais variantes de carroçaria do que antes e era também mais confortável, espaçoso, seguro e potente, tudo isto por um custo adicional de apenas 100 marcos alemães!


Os slogans publicitários com que a Opel anunciava o Kadett combinavam com isso: frases como “Opel Kadett – Resumindo, OK” ou “Opel Kadett. Das Auto” refletiam perfeitamente a perceção dos clientes.


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Elegância e desportividade: "Gill Coupé" e o vencedor em série Rallye-Kadett

O facto de o Kadett não ser apenas prático, mas também extremamente desejável, foi demonstrado mais uma vez pelos designers da Opel com um coupé deslumbrante. Este foi inspirado nos modelos fastback dos EUA: uma traseira ligeiramente inclinada conferia ao coupé uma linha dinâmica e prometia velocidade. As três saídas de ar no pilar B ficaram para a história do automóvel: rapidamente deram ao atraente automóvel de duas portas a alcunha de “Gill Coupé”. Hoje, esta variante do Kadett é particularmente procurada pelos colecionadores.


Por outro lado, o Rallye-Kadett tornou-se um objeto de desejo acessível para muitos entusiastas de automóveis e fãs do desporto motorizado. Com ele, a Opel ocupou o nicho dos automóveis desportivos compactos a preços acessíveis.


O coupé, visualmente impressionante com um capô preto mate e faixas decorativas, estava inicialmente disponível com uma versão de 44 kW (60 cv) com dois carburadores no motor de 1,1 litros disponível para todas as variantes e, a partir de 1967, até com uma unidade de 1,9 litros. O motor de 66 kW (90 cv) acelerava o coupé até 170 km/h, e um chassis desportivo proporcionava segurança adicional.


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Com o seu equipamento desportivo e excelente desempenho de condução, o Rallye-Kadett oferecia assim uma excelente base para o popular desporto. A propósito, o capô preto fosco não era um artifício de design, mas impedia que o condutor fosse ofuscado pela luz solar intensa – uma experiência que teve origem nos ralis da época. A pintura especial rapidamente se tornou a marca registada do Rallye-Kadett.


No seu país e além-fronteiras, o Rallye-Kadett conquistou as manchetes com inúmeros sucessos em todas as pistas. A lista de vitórias cresceu e cresceu: o automóvel desportivo, igualmente fiável e económico, celebrou sucessos no Rallye Stuttgart-Lyon-Charbonnières, no Rallye Hesse, no Rallye Trifels e no Tour de Luxemburgo.


O famoso preparador da Opel, Günther Irmscher, venceu o Tour d'Europe em 1967. No mesmo ano, o Kadett celebrou o seu maior sucesso até à data: a equipa Lambart/Vogt venceu a sua classe no Rallye de Monte Carlo. As estatísticas de 1968 comprovam a popularidade e o sucesso do Rallye-Kadett: num total de 238 eventos, este modelo conquistou 222 vitórias na sua classe, bem como 345 medalhas de ouro e 287 de prata.


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Para os individualistas: o irmão elegante do Opel Kadett chama-se Olympia

Em setembro de 1967, o Olympia A tornou-se a variante premium baseada no Kadett B, com o qual a Opel colmatou a lacuna em relação ao Rekord e voltou a ser pioneira em termos de veículos de nicho. "O Olympia é a aplicação lógica do conceito Kadett de sucesso", anunciavam os materiais de imprensa da Opel da época, "com dimensões exteriores igualmente compactas, o Olympia convence pelo seu elevado desempenho, equipamento excecional e conforto de condução".


O equipamento melhorado do luxuoso automóvel compacto – que estava disponível com 44, 55 e 66 kW (60, 75 e 90 cv) – incluía tapetes especiais com tachas e um painel de instrumentos estofado "com carácter de madeira nobre". Uma grelha do radiador modificada com faixas cromadas em torno dos guarda-lamas, faróis dianteiros retangulares e janelas laterais traseiras maiores representavam as melhorias visuais no exterior.


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Uma variedade impressionante: oito estilos de carroçaria, quatro motorizações e propulsão elétrica

O Olympia estava disponível em três versões hatchback na altura, enquanto o seu modelo irmão, o Kadett, apresentava oito estilos de carroçaria impressionantes no final da sua produção: estava disponível como sedan notchback de duas e quatro portas, coupé “Gill” de duas portas, station wagon de três e cinco portas, sedan hatchback “LS” de duas e quatro portas e coupé “LS” de duas portas. Por outro lado, a série Kadett B era equipada com motores de quatro cilindros em linha montados longitudinalmente, já comprovados, em quatro cilindradas (1,1 litros, 1,2 litros, 1,7 litros e 1,9 litros).


Além disso, o Kadett B foi um verdadeiro pioneiro elétrico, pois os primeiros veículos Opel com propulsão elétrica – o protótipo híbrido “Stir-Lec I” (1969) e o Kadett XEP totalmente elétrico (1970) – também foram baseados neste modelo de sucesso.


Em julho de 1973, a carreira incomparável do Kadett B chegou ao fim – como um verdadeiro “carro mundial” vendido em mais de 120 países em todo o mundo. O sucessor já estava nos bastidores. Ao mesmo tempo, o Kadett B não só ergueu um monumento a si mesmo, como também abriu caminho para o sucesso do Opel GT, fornecendo a plataforma técnica.

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