top of page

Lancia regressa aos ralis no WRC2 com estreia marcada para Monte Carlo em janeiro de 2026

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • 20 de out.
  • 3 min de leitura

Lancia regressa aos ralis no WRC2 com estreia marcada para Monte Carlo em janeiro de 2026

A história gloriosa da Lancia no desporto automóvel vai ganhar um novo capítulo: a marca italiana confirmou oficialmente o seu regresso ao Campeonato do Mundo de Ralis FIA (WRC), com estreia marcada para o Rallye Monte Carlo, a realizar-se entre 22 e 25 de janeiro de 2026. A entrada será feita na categoria WRC2, através da nova Lancia Ypsilon Rally2 HF Integrale, um nome que evoca imediatamente o lendário legado da marca nos ralis internacionais.


O regresso da campeã mais titulada do WRC

Com 15 títulos mundiais de construtores e 74 vitórias em ralis, a Lancia continua a ser a marca mais vitoriosa da história do Campeonato do Mundo. Agora, mais de três décadas depois do seu auge com modelos icónicos como a Stratos, a Rally 037 e a Delta HF Integrale, a casa italiana regressa ao cenário global com ambições renovadas.


Clique AQUI
Clique AQUI
“Depois do sucesso do Trofeo Lancia com o Ypsilon Rally4 HF, estamos prontos para dar mais um passo importante”, afirmou Luca Napolitano, CEO da Lancia. “Anunciamos com orgulho o regresso ao Campeonato do Mundo, onde a marca escreveu alguns dos capítulos mais importantes da sua história desportiva. "

"Este regresso é natural e reflete a mesma paixão e exigência que sempre definiram a Lancia. Encontramo-nos em janeiro, em Monte Carlo.”

A estreia mundial da nova Ypsilon Rally2 HF Integrale será acompanhada de uma estratégia desportiva completa, cujos detalhes técnicos e calendário de provas serão revelados nas próximas semanas.


Lancia regressa aos ralis no WRC2 com estreia marcada para Monte Carlo em janeiro de 2026

Nova geração de competição: da Rally4 à Rally2 HF Integrale

O programa de competição da Lancia será estruturado em torno de uma gama renovada:

  • Ypsilon HF Racing – versão mais extrema e desportiva para clientes de competição.

  • Ypsilon Rally4 HF – destinada a categorias de entrada, com grande sucesso em campeonatos nacionais e troféus monomarca.

  • Ypsilon Rally2 HF Integrale – o novo carro de referência da marca, que competirá no WRC2, a categoria de acesso ao topo do Mundial de Ralis.

Desenvolvida em colaboração com o lendário Miki Biasion, bicampeão mundial de ralis, a gama distingue-se pela precisão de chassis, resposta do motor e fiabilidade em diferentes condições de piso – qualidades que serão fundamentais para o regresso ao cenário global.


Uma temporada histórica de preparação

O regresso da Lancia ao WRC acontece após um ano de sucesso no Trofeo Lancia 2025, competição monomarca que consolidou a estratégia de retorno às corridas. A temporada culminou no Rallye Sanremo, onde a marca conquistou o título de Construtores de 2 Rodas Motrizes do Campeonato de Itália.



Os grandes vencedores foram Gianandrea Pisani e Nicola Biagi, que, para além de vencerem o troféu, também se sagraram campeões nacionais de 2 Rodas Motrizes.

Outros destaques da temporada incluíram:

  • Davide Pesavento e Alessandro Michelet, vencedores da última etapa em Sanremo.

  • Gabriel Di Pietro e Andrea Dresti, campeões da categoria Junior 2025.

  • Mauro Porzia e Arianna Genaro, vencedores da categoria Expert 2025.


O Trofeo Lancia representou cerca de 25% dos inscritos no Campeonato de Itália de Ralis, destacando o forte interesse dos pilotos e do público, com milhares de fãs a visitarem os “villages” Lancia em cada prova, onde modelos históricos como a Delta Integrale e a Rally 037 foram expostos lado a lado com os novos protótipos.


Lancia regressa aos ralis no WRC2 com estreia marcada para Monte Carlo em janeiro de 2026

Uma aposta no futuro, com respeito pelo passado

Para Lancia, este regresso vai muito além de um simples projeto desportivo — é um símbolo de renascimento estratégico e de reconexão com o ADN competitivo da marca. A nova Ypsilon Rally2 HF Integrale será um elemento crucial no plano global da Lancia, que pretende voltar a competir ao mais alto nível e afirmar-se novamente como protagonista no panorama mundial dos ralis.


Com Monte Carlo como primeira prova e uma temporada 2026 que promete forte competitividade no WRC2, a Lancia está determinada a voltar ao lugar que lhe pertence: o topo dos ralis mundiais.


Galeria de fotos


👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”

Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo


ree

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Interior do smart #1 Brabus (Parte 1): portas sem moldura e bancos exclusivos

Interior do smart #1 Brabus (Parte 1): portas sem moldura e bancos exclusivos

03:00
O smart mais rápido de sempre: #1 Brabus com tração integral e 0–100 km/h em 3,9s

O smart mais rápido de sempre: #1 Brabus com tração integral e 0–100 km/h em 3,9s

02:57
smart #1 BRABUS: o elétrico compacto mais radical que já testámos!

smart #1 BRABUS: o elétrico compacto mais radical que já testámos!

02:50
Kauai EV Premium: o que realmente descobrimos depois de testar tudo

Kauai EV Premium: o que realmente descobrimos depois de testar tudo

02:58

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Estatuto Editorial

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing   

bottom of page