top of page

Lancia Ypsilon Rally2 HF Integrale marca o regresso do fabricante italiano ao Mundial de Ralis em 2026

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • há 2 minutos
  • 5 min de leitura
Lancia Ypsilon Rally2 HF Integrale marca o regresso do fabricante italiano ao Mundial de Ralis em 2026

Com um novo carro de Rally2 desenvolvido em Satory e Balocco, a Lancia prepara o retorno oficial ao WRC2 e reforça a ligação entre competição e estrada.


A Lancia está de volta ao palco onde construiu grande parte da sua história: o Mundial de Ralis. A partir de 2026, o novo Lancia Ypsilon Rally2 HF Integrale será inscrito no Campeonato do Mundo de Ralis FIA, na categoria WRC2, assinalando o regresso da marca mais titulada da história da disciplina, com 11 títulos de Construtores, a uma competição onde o seu nome continua a ter peso simbólico e desportivo. O projeto nasce no coração de Stellantis Motorsport, em Satory (França), em estreita ligação com Balocco (Itália) e Turim, e insere-se num programa mais amplo que inclui a família HF e um percurso estruturado para jovens talentos no rali moderno.


Posicione a Sua Marca Aqui
Posicione a Sua Marca Aqui

Lancia regressa ao rali com um programa estruturado e ambicioso

O anúncio da Ypsilon Rally2 HF Integrale, feito em Satory, marca uma nova fase na estratégia de renascimento da Lancia. Mais do que uma operação de nostalgia, o construtor italiano assume um projeto claramente orientado para o futuro, que pretende ligar três dimensões:

  • o legado desportivo (Mille Miglia, Targa Florio, Carrera Panamericana, 11 títulos no WRC);

  • a competição moderna, com foco no WRC2, ERC e campeonatos nacionais;

  • o transfer de tecnologia para modelos de estrada, como o novo Ypsilon HF 100% elétrica de 280 cv.

Em paralelo ao Rally2, a Lancia estruturou uma “pirâmide HF” que começa na Ypsilon HF Racing (Rally6), passa pela Ypsilon Rally4 HF, já protagonista do Trofeo Lancia 2025, e culmina agora na Ypsilon Rally2 HF Integrale. A ideia é oferecer um caminho coerente para pilotos e equipas, desde a iniciação até ao nível internacional.


Stellantis Motorsport: engenharia partilhada, ADN de rali

O programa Lancia WRC2 é desenvolvido em estreita colaboração entre a marca e Stellantis Motorsport, utilizando décadas de experiência acumulada em:

  • programas de Rally2 e campeonatos nacionais;

  • campanhas vitoriosas no WRC com Citroën e Peugeot (13 títulos mundiais, 150 vitórias);

  • projetos em WEC, Dakar e Fórmula E.


Lancia Ypsilon Rally2 HF Integrale marca o regresso do fabricante italiano ao Mundial de Ralis em 2026

Em Satory, equipas francesas, italianas, alemãs e espanholas trabalham em conjunto na conceção e afinação das viaturas de competição, enquanto em Balocco são validados comportamento dinâmico, fiabilidade e prazer de condução. O resultado é uma plataforma técnica comum, mas adaptada ao ADN de cada marca – no caso da Lancia, com uma forte componente de estilo e identidade histórica.


Ypsilon Rally2 HF Integrale: foco na performance e na coerência técnica

O Lancia Ypsilon Rally2 HF Integrale foi desenvolvido como um projeto completamente novo, consolidando melhorias e soluções aperfeiçoadas em anos de competição na categoria. O desenvolvimento concentrou-se em sete eixos principais:

  • Peso e equilíbrio: redução de massa e centro de gravidade rebaixado;

  • Aerodinâmica: apoio otimizado e estabilidade a alta velocidade;

  • Motor e gestão de turbo: solução técnica derivada da arquitetura do Peugeot 9X8 e novo sistema anti-lag;

  • Transmissão: novas relações de caixa e diferenciais afinados para asfalto e terra;

  • Chassis e suspensões: compromisso entre performance em pisos rápidos e troços mais degradados;

  • Ergonomia de piloto e navegador: ambiente de bordo redesenhado para melhor visibilidade, acessibilidade e concentração;

  • Segurança e rigidez estrutural: nova estrutura e roll cage multiponto em conformidade com os regulamentos FIA.


Os testes foram realizados tanto em estradas alpinas como em Balocco, reproduzindo condições reais de rali em asfalto e terra. O objetivo declarado é claro: colocar a Ypsilon Rally2 HF Integrale entre as referências absolutas da categoria Rally2.


Lancia Ypsilon Rally2 HF Integrale marca o regresso do fabricante italiano ao Mundial de Ralis em 2026

Programa desportivo: WRC2, ERC e campeonatos nacionais

A partir de 2026, a Lancia terá presença oficial em:

  • FIA WRC2, com participação em pelo menos oito provas, incluindo abertura no Rali de Monte Carlo;

  • Campeonato da Europa de Ralis FIA (ERC);

  • Principais campeonatos nacionais, como Itália, França, Espanha e Bélgica.


A marca combinará uma equipa oficial com um forte programa de clientes, através do Stellantis Motorsport Racing Shop, em linha com a política FIA de controlo de custos da classe Rally2. O projeto pretende reforçar a quota de mercado de Stellantis na competição-cliente e devolver à Lancia um papel central no rali moderno, tanto em termos de resultados como de presença de marca.


Trofeo Lancia e família HF: base alargada para talentos

A época de 2025 já deu sinais de que a estratégia HF está a criar impacto. O Trofeo Lancia, disputado com Ypsilon Rally4 HF, registou:

  • participação elevada e visibilidade em cada prova;

  • cerca de 25% do total de inscritos no Campeonato de Itália de Ralis (CIAR);

  • título italiano de duas rodas motrizes para Gianandrea Pisani / Nicola Biagi, garantindo ao vencedor a passagem para o ERC 2026 com uma Ypsilon Rally4 HF oficial.


Lancia Ypsilon Rally2 HF Integrale marca o regresso do fabricante italiano ao Mundial de Ralis em 2026

A família HF é composta por:

  • Ypsilon HF Racing (Rally6): carro escola, com motor 1.2 turbo de 145 cv, caixa manual de 6 velocidades e diferencial autoblocante mecânico, destinado ao acesso à competição com custos controlados.

  • Ypsilon Rally4 HF: 1.2 turbo de 212 cv, caixa sequencial SADEV, diferencial autoblocante, suspensão McPherson com amortecedores Öhlins e travões dimensionados; é o modelo de referência no Trofeo Lancia.

  • Ypsilon HF (estrada, 100% elétrica): 280 cv, bateria de 54 kWh, 0–100 km/h em 5,6 s e soluções derivadas do desporto automóvel (travões Alcon de 355 mm, diferencial Torsen, ADAS de nível 2).

  • Ypsilon HF Line: versão híbrida 1.2 48 V de 110 cv, com estética e equipamentos inspirados no universo HF, pensada para utilização diária.


Esta estrutura cria uma “escada competitiva” alinhada com os regulamentos FIA Rally6, Rally4 e Rally2, permitindo que equipas e pilotos progridam dentro da mesma família de produtos.


Lancia Ypsilon Rally2 HF Integrale marca o regresso do fabricante italiano ao Mundial de Ralis em 2026

Ficha técnica – Lancia Ypsilon Rally2 HF Integrale



Categoria

Dados técnicos – Lancia Ypsilon Rally2 HF Integrale

Veículo de base

Lancia Ypsilon, homologada para a categoria FIA Rally2

Estrutura / chassis

Carroçaria Lancia Ypsilon em aço, alumínio e compósito, reforçada com roll cage multiponto soldado, homologado FIA

Depósito de combustível

80 litros, homologado FIA

Motor

LANCIA CORSE HF 1,6 litros, turbocomprimido

Cilindrada

1 598 cm³

Diâmetro x curso

77,0 mm x 85,8 mm

Restritor

Bride de 32 mm, conforme regulamento FIA

Potência máxima

287 cv às 5 000 rpm

Binário máximo

425 Nm às 4 000 rpm

Distribuição

Dupla árvore de cames à cabeça, acionado por corrente, 4 válvulas por cilindro

Alimentação

Injecção direta, gestão eletrónica Marelli

Eletrónica

ECU Marelli com cartografia Lancia Corse HF

Transmissão

Tração às quatro rodas (INTEGRALE)

Embraiagem

Duplo disco cermetal, especificação competição

Caixa de velocidades

SADEV sequencial, 5 relações, comando manual

Diferenciais

Diferenciais mecânicos autoblocantes à frente e atrás

Travões dianteiros

Discos ventilados 355 mm (asfalto) / 300 mm (terra), maxilas Alcon de 4 pistões

Travões traseiros

Discos ventilados 355 mm (asfalto) / 300 mm (terra), maxilas Alcon de 4 pistões

Travão de mão

Comando hidráulico, tipo rali

Suspensão

McPherson nos dois eixos

Amortecedores

Reiger reguláveis em 3 vias (compressão alta/baixa velocidade e retorno), leis de amortecimento Lancia Corse HF

Direção

Cremalheira hidráulica específica competição

Comprimento

4 070 mm

Largura

1 820 mm

Distância entre eixos

2 550 mm

Peso regulamentar

1 230 kg (mínimo FIA)

Peso com tripulação

1 390 kg (mínimo com piloto e navegador)

Rodas – asfalto

Jantes 8x18", pneus Michelin

Rodas – terra

Jantes 7x15", pneus Michelin


👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”

Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo


ree

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Testámos o Mazda CX-80: autonomia, comportamento e conforto ao nível dos melhore

Testámos o Mazda CX-80: autonomia, comportamento e conforto ao nível dos melhore

02:58
Mazda CX-80 Takumi Plus: luxo japonês em cada detalhe do interior

Mazda CX-80 Takumi Plus: luxo japonês em cada detalhe do interior

02:58
Primeiro olhar ao Mazda CX-80 — o novo gigante híbrido plug-in da Mazda

Primeiro olhar ao Mazda CX-80 — o novo gigante híbrido plug-in da Mazda

02:56
Primeiro contacto com o Mazda CX-80 PHEV Takumi Plus — potência, espaço e sofisticação

Primeiro contacto com o Mazda CX-80 PHEV Takumi Plus — potência, espaço e sofisticação

03:00

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Estatuto Editorial

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing   

bottom of page