Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.


Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.







Com um novo carro de Rally2 desenvolvido em Satory e Balocco, a Lancia prepara o retorno oficial ao WRC2 e reforça a ligação entre competição e estrada.
A Lancia está de volta ao palco onde construiu grande parte da sua história: o Mundial de Ralis. A partir de 2026, o novo Lancia Ypsilon Rally2 HF Integrale será inscrito no Campeonato do Mundo de Ralis FIA, na categoria WRC2, assinalando o regresso da marca mais titulada da história da disciplina, com 11 títulos de Construtores, a uma competição onde o seu nome continua a ter peso simbólico e desportivo. O projeto nasce no coração de Stellantis Motorsport, em Satory (França), em estreita ligação com Balocco (Itália) e Turim, e insere-se num programa mais amplo que inclui a família HF e um percurso estruturado para jovens talentos no rali moderno.
O anúncio da Ypsilon Rally2 HF Integrale, feito em Satory, marca uma nova fase na estratégia de renascimento da Lancia. Mais do que uma operação de nostalgia, o construtor italiano assume um projeto claramente orientado para o futuro, que pretende ligar três dimensões:
o legado desportivo (Mille Miglia, Targa Florio, Carrera Panamericana, 11 títulos no WRC);
a competição moderna, com foco no WRC2, ERC e campeonatos nacionais;
o transfer de tecnologia para modelos de estrada, como o novo Ypsilon HF 100% elétrica de 280 cv.
Em paralelo ao Rally2, a Lancia estruturou uma “pirâmide HF” que começa na Ypsilon HF Racing (Rally6), passa pela Ypsilon Rally4 HF, já protagonista do Trofeo Lancia 2025, e culmina agora na Ypsilon Rally2 HF Integrale. A ideia é oferecer um caminho coerente para pilotos e equipas, desde a iniciação até ao nível internacional.
O programa Lancia WRC2 é desenvolvido em estreita colaboração entre a marca e Stellantis Motorsport, utilizando décadas de experiência acumulada em:
programas de Rally2 e campeonatos nacionais;
campanhas vitoriosas no WRC com Citroën e Peugeot (13 títulos mundiais, 150 vitórias);
projetos em WEC, Dakar e Fórmula E.

Em Satory, equipas francesas, italianas, alemãs e espanholas trabalham em conjunto na conceção e afinação das viaturas de competição, enquanto em Balocco são validados comportamento dinâmico, fiabilidade e prazer de condução. O resultado é uma plataforma técnica comum, mas adaptada ao ADN de cada marca – no caso da Lancia, com uma forte componente de estilo e identidade histórica.
O Lancia Ypsilon Rally2 HF Integrale foi desenvolvido como um projeto completamente novo, consolidando melhorias e soluções aperfeiçoadas em anos de competição na categoria. O desenvolvimento concentrou-se em sete eixos principais:
Peso e equilíbrio: redução de massa e centro de gravidade rebaixado;
Aerodinâmica: apoio otimizado e estabilidade a alta velocidade;
Motor e gestão de turbo: solução técnica derivada da arquitetura do Peugeot 9X8 e novo sistema anti-lag;
Transmissão: novas relações de caixa e diferenciais afinados para asfalto e terra;
Chassis e suspensões: compromisso entre performance em pisos rápidos e troços mais degradados;
Ergonomia de piloto e navegador: ambiente de bordo redesenhado para melhor visibilidade, acessibilidade e concentração;
Segurança e rigidez estrutural: nova estrutura e roll cage multiponto em conformidade com os regulamentos FIA.
Os testes foram realizados tanto em estradas alpinas como em Balocco, reproduzindo condições reais de rali em asfalto e terra. O objetivo declarado é claro: colocar a Ypsilon Rally2 HF Integrale entre as referências absolutas da categoria Rally2.

A partir de 2026, a Lancia terá presença oficial em:
FIA WRC2, com participação em pelo menos oito provas, incluindo abertura no Rali de Monte Carlo;
Campeonato da Europa de Ralis FIA (ERC);
Principais campeonatos nacionais, como Itália, França, Espanha e Bélgica.
A marca combinará uma equipa oficial com um forte programa de clientes, através do Stellantis Motorsport Racing Shop, em linha com a política FIA de controlo de custos da classe Rally2. O projeto pretende reforçar a quota de mercado de Stellantis na competição-cliente e devolver à Lancia um papel central no rali moderno, tanto em termos de resultados como de presença de marca.
A época de 2025 já deu sinais de que a estratégia HF está a criar impacto. O Trofeo Lancia, disputado com Ypsilon Rally4 HF, registou:
participação elevada e visibilidade em cada prova;
cerca de 25% do total de inscritos no Campeonato de Itália de Ralis (CIAR);
título italiano de duas rodas motrizes para Gianandrea Pisani / Nicola Biagi, garantindo ao vencedor a passagem para o ERC 2026 com uma Ypsilon Rally4 HF oficial.

A família HF é composta por:
Ypsilon HF Racing (Rally6): carro escola, com motor 1.2 turbo de 145 cv, caixa manual de 6 velocidades e diferencial autoblocante mecânico, destinado ao acesso à competição com custos controlados.
Ypsilon Rally4 HF: 1.2 turbo de 212 cv, caixa sequencial SADEV, diferencial autoblocante, suspensão McPherson com amortecedores Öhlins e travões dimensionados; é o modelo de referência no Trofeo Lancia.
Ypsilon HF (estrada, 100% elétrica): 280 cv, bateria de 54 kWh, 0–100 km/h em 5,6 s e soluções derivadas do desporto automóvel (travões Alcon de 355 mm, diferencial Torsen, ADAS de nível 2).
Ypsilon HF Line: versão híbrida 1.2 48 V de 110 cv, com estética e equipamentos inspirados no universo HF, pensada para utilização diária.
Esta estrutura cria uma “escada competitiva” alinhada com os regulamentos FIA Rally6, Rally4 e Rally2, permitindo que equipas e pilotos progridam dentro da mesma família de produtos.

Categoria | Dados técnicos – Lancia Ypsilon Rally2 HF Integrale |
Veículo de base | Lancia Ypsilon, homologada para a categoria FIA Rally2 |
Estrutura / chassis | Carroçaria Lancia Ypsilon em aço, alumínio e compósito, reforçada com roll cage multiponto soldado, homologado FIA |
Depósito de combustível | 80 litros, homologado FIA |
Motor | LANCIA CORSE HF 1,6 litros, turbocomprimido |
Cilindrada | 1 598 cm³ |
Diâmetro x curso | 77,0 mm x 85,8 mm |
Restritor | Bride de 32 mm, conforme regulamento FIA |
Potência máxima | 287 cv às 5 000 rpm |
Binário máximo | 425 Nm às 4 000 rpm |
Distribuição | Dupla árvore de cames à cabeça, acionado por corrente, 4 válvulas por cilindro |
Alimentação | Injecção direta, gestão eletrónica Marelli |
Eletrónica | ECU Marelli com cartografia Lancia Corse HF |
Transmissão | Tração às quatro rodas (INTEGRALE) |
Embraiagem | Duplo disco cermetal, especificação competição |
Caixa de velocidades | SADEV sequencial, 5 relações, comando manual |
Diferenciais | Diferenciais mecânicos autoblocantes à frente e atrás |
Travões dianteiros | Discos ventilados 355 mm (asfalto) / 300 mm (terra), maxilas Alcon de 4 pistões |
Travões traseiros | Discos ventilados 355 mm (asfalto) / 300 mm (terra), maxilas Alcon de 4 pistões |
Travão de mão | Comando hidráulico, tipo rali |
Suspensão | McPherson nos dois eixos |
Amortecedores | Reiger reguláveis em 3 vias (compressão alta/baixa velocidade e retorno), leis de amortecimento Lancia Corse HF |
Direção | Cremalheira hidráulica específica competição |
Comprimento | 4 070 mm |
Largura | 1 820 mm |
Distância entre eixos | 2 550 mm |
Peso regulamentar | 1 230 kg (mínimo FIA) |
Peso com tripulação | 1 390 kg (mínimo com piloto e navegador) |
Rodas – asfalto | Jantes 8x18", pneus Michelin |
Rodas – terra | Jantes 7x15", pneus Michelin |
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