
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.


O mercado automóvel nacional continua a revelar tendências marcantes em 2025, com o Peugeot 2008 a assumir a liderança destacada, os modelos elétricos a ganharem cada vez mais terreno e várias surpresas tanto nos crescimentos como nas quedas de vendas.
Segundo dados da ACAP, de janeiro a setembro de 2025 foram matriculados 171.564 automóveis ligeiros de passageiros, sendo que os 50 modelos mais vendidos representam mais de 63% de todo o mercado.
Com 6.271 unidades vendidas nos primeiros nove meses do ano e uma quota de 3,66%, o Peugeot 2008 confirma-se como o modelo preferido dos portugueses em 2025.
Só em setembro, registou 523 unidades, reforçando a sua posição de destaque.
Este resultado representa uma subida sólida face a 2024, quando tinha vendido 5.527 unidades no mesmo período.
O Renault Clio mantém a sua popularidade, com 5.487 unidades (3,20% de quota), crescendo face ao ano anterior (4.996).
Já o Dacia Sandero, que tradicionalmente rivaliza pelo pódio, sofreu uma queda relevante: passou de 6.154 unidades em 2024 para 5.151 em 2025, descendo da liderança para terceiro lugar no acumulado.
O Citroën C3 teve uma recuperação impressionante: em setembro de 2024 (momentos antes do lançamento de sua última geração) tinha vendido apenas 3 unidades, mas em setembro de 2025 saltou para 251. No acumulado, soma 4.709 matrículas, face às 3.664 de 2024.
O Dacia Duster também surpreendeu, com 4.536 unidades em 2025 contra 2.784 em 2024, registando um crescimento superior a 60%.
O papel dos veículos 100% elétricos continua a aumentar e o top 50 confirma esta tendência:
O Tesla Model 3, apesar de uma queda face a 2024 (5.071 → 3.531), mantém-se entre os 10 mais vendidos.
O Tesla Model Y conseguiu até crescer: 2.264 unidades em 2025, face a 2.107 no ano anterior, e em setembro atingiu 562 unidades, superando o Model 3 nesse mês.
O estreante Renault 5 E-Tech já aparece com impacto, somando 1.190 matrículas em apenas nove meses de 2025, um número promissor para um modelo recém-chegado.
Destaque ainda para o Volvo EX30, que, embora tenha recuado face a 2024 (1.889 → 1.264), continua a representar a forte aposta da marca sueca no segmento elétrico compacto.
O Peugeot 208, que já liderou o mercado europeu, registou uma quebra em Portugal: de 4.394 unidades em 2024 desceu para 4.039 em 2025, refletindo maior pressão competitiva.
O Dacia Jogger, uma das revelações em anos anteriores, também caiu de forma significativa: de 2.710 unidades em 2024 para 1.941 em 2025.
Modelos como Nissan Qashqai (2.631), Toyota Yaris Cross (2.896) e Kia Stonic (2.422) mantêm um papel de destaque no segmento dos SUVs urbanos e familiares, confirmando a preferência crescente dos portugueses por este tipo de carroçaria.
O Peugeot 308 voltou em força, com 3.255 unidades, ligeiramente acima das 3.211 em 2024, sendo uma das poucas berlinas a resistir à vaga SUV.
O Fiat 600, lançado recentemente, já conta com 1.777 unidades matriculadas em 2025, tornando-se uma das grandes novidades do ano.
Entre os premium, o Mercedes Classe A (2.882) e o BMW X1 (1.900) continuam a ser os mais populares, mas há crescimento relevante também no BMW Série 5 (1.154).
O mercado automóvel em Portugal em 2025 mostra um equilíbrio interessante entre a tradição e a inovação:
Os clássicos do top, como Peugeot 2008 e Renault Clio, mantêm o favoritismo.
Modelos da Dacia e Citroën registam recuperações surpreendentes.
Os elétricos já representam uma fatia relevante do top 50, com Tesla, Renault e Volvo em destaque. Em Setembro praticamente 30% das vendas foram de veículos 100% elétricos (BEV) colocando Portugal em destaque na eletrificação na Europa.
As novidades como o Fiat 600 e o Renault 5 E-Tech mostram que o público português está cada vez mais aberto às novas propostas do mercado.
👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”
O Tesla Model 3 caiu tanto, mas ainda está entre os 10 mais vendidos — olha o que os carros do Musk vendiam aqui
Curioso ver o Renault Clio resistindo bem — nem sempre os tradicionais caem rápido, mesmo diante de novos modelos e o Renault continua lindo. O Corsa não está conseguindo manter a mesma pegada