top of page

Mercado automóvel em Portugal: Peugeot 2008 lidera em 2025, elétricos em destaque e mudanças surpreendentes no top 50

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • 2 de out.
  • 3 min de leitura


Mercado automóvel em Portugal: Peugeot 2008 lidera em 2025, elétricos em destaque e mudanças surpreendentes no top 50

O mercado automóvel nacional continua a revelar tendências marcantes em 2025, com o Peugeot 2008 a assumir a liderança destacada, os modelos elétricos a ganharem cada vez mais terreno e várias surpresas tanto nos crescimentos como nas quedas de vendas.



Clique AQUI
Clique AQUI

Segundo dados da ACAP, de janeiro a setembro de 2025 foram matriculados 171.564 automóveis ligeiros de passageiros, sendo que os 50 modelos mais vendidos representam mais de 63% de todo o mercado.


O rei do mercado: Peugeot 2008

Com 6.271 unidades vendidas nos primeiros nove meses do ano e uma quota de 3,66%, o Peugeot 2008 confirma-se como o modelo preferido dos portugueses em 2025.

  • Só em setembro, registou 523 unidades, reforçando a sua posição de destaque.

  • Este resultado representa uma subida sólida face a 2024, quando tinha vendido 5.527 unidades no mesmo período.


Renault Clio resiste, mas Sandero perde fôlego

  • O Renault Clio mantém a sua popularidade, com 5.487 unidades (3,20% de quota), crescendo face ao ano anterior (4.996).

  • Já o Dacia Sandero, que tradicionalmente rivaliza pelo pódio, sofreu uma queda relevante: passou de 6.154 unidades em 2024 para 5.151 em 2025, descendo da liderança para terceiro lugar no acumulado.


Crescimentos expressivos: Citroën C3 e Dacia Duster em alta

  • O Citroën C3 teve uma recuperação impressionante: em setembro de 2024 (momentos antes do lançamento de sua última geração) tinha vendido apenas 3 unidades, mas em setembro de 2025 saltou para 251. No acumulado, soma 4.709 matrículas, face às 3.664 de 2024.

  • O Dacia Duster também surpreendeu, com 4.536 unidades em 2025 contra 2.784 em 2024, registando um crescimento superior a 60%.


Elétricos em destaque: Tesla e Renault 5 E-Tech

O papel dos veículos 100% elétricos continua a aumentar e o top 50 confirma esta tendência:

  • O Tesla Model 3, apesar de uma queda face a 2024 (5.071 → 3.531), mantém-se entre os 10 mais vendidos.

  • O Tesla Model Y conseguiu até crescer: 2.264 unidades em 2025, face a 2.107 no ano anterior, e em setembro atingiu 562 unidades, superando o Model 3 nesse mês.

  • O estreante Renault 5 E-Tech já aparece com impacto, somando 1.190 matrículas em apenas nove meses de 2025, um número promissor para um modelo recém-chegado.

  • Destaque ainda para o Volvo EX30, que, embora tenha recuado face a 2024 (1.889 → 1.264), continua a representar a forte aposta da marca sueca no segmento elétrico compacto.


Quedas a registar: Peugeot 208 e Dacia Jogger

  • O Peugeot 208, que já liderou o mercado europeu, registou uma quebra em Portugal: de 4.394 unidades em 2024 desceu para 4.039 em 2025, refletindo maior pressão competitiva.

  • O Dacia Jogger, uma das revelações em anos anteriores, também caiu de forma significativa: de 2.710 unidades em 2024 para 1.941 em 2025.


Segmento SUV compacto em destaque

Modelos como Nissan Qashqai (2.631), Toyota Yaris Cross (2.896) e Kia Stonic (2.422) mantêm um papel de destaque no segmento dos SUVs urbanos e familiares, confirmando a preferência crescente dos portugueses por este tipo de carroçaria.


Curiosidades e destaques adicionais

  • O Peugeot 308 voltou em força, com 3.255 unidades, ligeiramente acima das 3.211 em 2024, sendo uma das poucas berlinas a resistir à vaga SUV.

  • O Fiat 600, lançado recentemente, já conta com 1.777 unidades matriculadas em 2025, tornando-se uma das grandes novidades do ano.

  • Entre os premium, o Mercedes Classe A (2.882) e o BMW X1 (1.900) continuam a ser os mais populares, mas há crescimento relevante também no BMW Série 5 (1.154).


ree

Conclusão

O mercado automóvel em Portugal em 2025 mostra um equilíbrio interessante entre a tradição e a inovação:

  • Os clássicos do top, como Peugeot 2008 e Renault Clio, mantêm o favoritismo.

  • Modelos da Dacia e Citroën registam recuperações surpreendentes.

  • Os elétricos já representam uma fatia relevante do top 50, com Tesla, Renault e Volvo em destaque. Em Setembro praticamente 30% das vendas foram de veículos 100% elétricos (BEV) colocando Portugal em destaque na eletrificação na Europa.

  • As novidades como o Fiat 600 e o Renault 5 E-Tech mostram que o público português está cada vez mais aberto às novas propostas do mercado.


👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”


ree

2 comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
JJ
02 de out.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

O Tesla Model 3 caiu tanto, mas ainda está entre os 10 mais vendidos — olha o que os carros do Musk vendiam aqui

Curtir

Pedro Rezende
02 de out.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Curioso ver o Renault Clio resistindo bem — nem sempre os tradicionais caem rápido, mesmo diante de novos modelos e o Renault continua lindo. O Corsa não está conseguindo manter a mesma pegada

Curtir

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Alfa Romeo Junior Ibrida: Estilo Italiano, emoção e eficiência na estrada

Alfa Romeo Junior Ibrida: Estilo Italiano, emoção e eficiência na estrada

02:59
Alfa Romeo Júnior Ibrida Speciale: Equilíbrio dinâmico, na estrada e na cidade!

Alfa Romeo Júnior Ibrida Speciale: Equilíbrio dinâmico, na estrada e na cidade!

02:49
Interior do Alfa Romeo Junior Speciale: elegância italiana e desportividade em cada detalhe

Interior do Alfa Romeo Junior Speciale: elegância italiana e desportividade em cada detalhe

02:52
Alfa Romeo Junior Speciale: o estilo atraente do design italiano

Alfa Romeo Junior Speciale: o estilo atraente do design italiano

03:00

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing

bottom of page