top of page

Novo Opel Mokka GSE Rally: o futuro dos ralis elétricos começa agora

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • 22 de mai.
  • 3 min de leitura
Novo Opel Mokka GSE Rally: o futuro dos ralis elétricos começa agora

O Mokka GSE Rally é o primeiro veículo a ser desenvolvido de acordo com os novos regulamentos eRally5 da FIA. O motor é de 207 kW (280 cv) e 345 Nm de binário com suspensão de rali Bilstein, caixa de velocidades de competição, chassis de baixo peso.


A estreia do Mokka GSE Rally está marcada para o Rally Eindhoven, entre os dias 23/24 de maio.


A ADAC Opel Electric Rally Cup ‘powered by GSE’ acaba de dar início, com sucesso, à sua quinta época. Atualmente, este campeonato é o único troféu de ralis monomarca 100% elétrico do mundo, mas a Opel está já a olhar para o futuro. Isto porque o construtor apresenta agora uma antevisão do que poderá ser o carro elétrico de ralis do futuro através do novo Opel Mokka GSE Rally, também neste emocionante e eletrizante vídeo. Com 207 kW (280 cv), o potente protótipo sublinha mais uma vez o papel pioneiro que a Opel desempenha nos ralis elétricos.


“Nos últimos quatro anos, a Opel e a ADAC têm vindo a demonstrar que os ralis elétricos resultam e são entusiasmantes. Com o nosso novo Opel Mokka GSE Rally, oferecemos uma antevisão de um carro de ralis 100% elétrico da próxima geração. Graças à mais recente tecnologia de ‘motorsport, o protótipo oferece uma forte performance e potência em abundância",

afirmou o CEO da Opel e da Vauxhall, Florian Huettl.


Novo Opel Mokka GSE Rally: o futuro dos ralis elétricos começa agora
Novo Opel Mokka GSE Rally: o futuro dos ralis elétricos começa agora

A versão de produção em série do Opel Mokka é já um modelo extremamente atraente com o seu design caraterístico e novas cores, novo habitáculo e tecnologias de vanguarda. O novo Mokka GSE Rally mantém muito desta abordagem e representa o próximo grande passo, nomeadamente nos ralis 100% elétricos: é mais robusto, mais rápido, mais intransigente em todos os aspetos!


ree

Por fora, o Mokka GSE Rally vem com uma decoração motorsport, incluindo a grande inscrição "OMG! GSE". Além disso, destacam-se as pinças de travão amarelas à frente e as jantes amarelas atrás, bem como outros detalhes de design inspirados nos ralis. A entrada de ar claramente visível no tejadilho e a inscrição “Mokka GSE RALLY” gravada em letras brancas e amarelas no capot preto, realçam o visual do concept.


Com uma potência elétrica máxima de 207 kW (280 cv) e um binário de 345 Nm, combinados com uma sofisticada tecnologia motorsport, o veiculo promete desempenho ao nível de um carro de Rally4. Um diferencial multidisco de deslizamento limitado e uma caixa de velocidades de competição, juntamente com veios de transmissão e cubos de roda reforçados, proporcionam uma propulsão de elevada potência. O chassis foi fabricado com um design de baixo peso.


Novo Opel Mokka GSE Rally: o futuro dos ralis elétricos começa agora

A suspensão de rali Bilsten, com afinação otimizada, é composta por uma configuração do tipo McPherson reforçada e apoios do tipo uniball no eixo dianteiro, bem como um eixo traseiro rígido com molas e amortecedores modificados. As ajudas eletrónicas à condução, como o ABS, ESP, assistência à manutenção na faixa de rodagem e controlo de tração, não estão presentes no Mokka GSE Rally. Com base na experiência adquirida com o Corsa Rally Electric, a afinação do software para a gestão do motor e da bateria foi concebida para obter o máximo de eficiência, estabilidade em condições de competição e performance. A bateria corresponde à versão de série com uma capacidade de armazenamento de 54 kWh.


“O Mokka GSE Rally vai fazer bater mais depressa o coração dos fãs da Opel Motorsport e proporcionar-lhes verdadeiros momentos ‘OMG! GSE’. O protótipo elétrico de ralis prova que a nossa submarca GSE atingirá o próximo nível em 2025: com emoções elétricas e um desempenho de alto nível fiel à nossa valiosa herança no ‘motorsport’",

afirmou Rebecca Reinermann, Vice-Presidente de Marketing da Opel e da Vauxhall.


De resto, foram mantidos os padrões de segurança extremamente elevados. Tal como o Opel Corsa Rally Electric, o Mokka GSE Rally também dispõe de uma estrutura de proteção (certificada pela FIA), bancos de rali com cintos de segurança de seis pontos, um encapsulamento especial da bateria e uma proteção adicional inferior. O sistema de 400 volts é continuamente monitorizado pelo comprovado Indicador Master Alarm.


Novo Opel Mokka GSE Rally: o futuro dos ralis elétricos começa agora

No caso improvável de ocorrer um problema de isolamento, um sistema de alerta visual e acústico comunica imediatamente uma avaria. No caso de uma desaceleração súbita (como numa colisão), um sofisticado sistema de sensores desliga completamente o sistema de alta tensão em poucos décimos de segundo. Além disso, o Mokka GSE Rally dispõe de um sistema de extinção especial com um agente extintor não condutor de eletricidade.


E ainda: o Opel Mokka GSE Rally é o primeiro carro de rali do mundo a ser desenvolvido de acordo com os novos regulamentos eRally5 da FIA. O veloz protótipo poderá assim ser utilizado em todo o mundo em várias competições desportivas para clientes, a partir da época de ralis de 2026.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
smart #1 Brabus: aceleração brutal, tração integral e consumo real no nosso teste dinâmico

smart #1 Brabus: aceleração brutal, tração integral e consumo real no nosso teste dinâmico

02:48
Interior smart #1 Brabus (Parte 2): teto panorâmico, áudio premium e porta-malas elétrico

Interior smart #1 Brabus (Parte 2): teto panorâmico, áudio premium e porta-malas elétrico

02:59
Interior do smart #1 Brabus (Parte 1): portas sem moldura e bancos exclusivos

Interior do smart #1 Brabus (Parte 1): portas sem moldura e bancos exclusivos

03:00
O smart mais rápido de sempre: #1 Brabus com tração integral e 0–100 km/h em 3,9s

O smart mais rápido de sempre: #1 Brabus com tração integral e 0–100 km/h em 3,9s

02:57

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Estatuto Editorial

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing   

bottom of page