
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













Com comboios adaptados às condições do deserto, o país prepara-se para operar a sexta maior rede de alta velocidade do mundo
O TransMEA 2025, principal exposição de transporte e logística do Médio Oriente e de África, serviu de palco para um dos anúncios mais significativos da modernização ferroviária global. A Siemens Mobility apresentou publicamente, pela primeira vez, o Velaro, o novo comboio de alta velocidade desenvolvido para o Egito, num evento que contou com a presença do Primeiro-Ministro egípcio, Mostafa Madbouly, do Ministro dos Transportes, Kamel El-Wazir, e de Roland Busch, presidente e CEO da Siemens AG.
O Velaro, concebido para resistir às condições extremas do deserto egípcio, é capaz de atingir 250 km/h e transportar 489 passageiros, combinando engenharia de precisão, sustentabilidade e conforto. A estreia pública simboliza uma nova etapa no ambicioso plano do Egito para construir a sexta maior rede ferroviária de alta velocidade do mundo, um projeto que transformará a mobilidade e a conectividade no país.
No mesmo evento, a Siemens Mobility anunciou também a primeira viagem-teste do comboio regional Desiro HC, realizada em vias recentemente construídas nas proximidades do Depósito 6 de Outubro, a oeste do Cairo. O modelo, com velocidade máxima de 160 km/h, é um dos 94 comboios regionais previstos para operar na Green Line, uma linha de 660 quilómetros que ligará o Cairo a Ain Sokhna, Alexandria e Marsa Matrouh – uma infraestrutura já apelidada de “Canal do Suez sobre carris”.
Cada unidade Desiro HC foi especialmente adaptada ao clima egípcio, incluindo ar condicionado otimizado, proteção de sinalização ETCS Nível 2 e acessibilidade total para passageiros com mobilidade reduzida.

O Velaro egípcio representa uma evolução técnica no portefólio da Siemens Mobility. O modelo foi desenhado com base em simulações digitais avançadas — recorrendo à tecnologia de gémeo digital da Altair — para garantir desempenho e durabilidade máximos em ambientes com altas temperaturas, poeira e areia. Os sistemas de filtragem e arrefecimento reforçados asseguram o funcionamento fiável mesmo sob condições extremas.
Com mais de 2.000 quilómetros de extensão, o projeto ferroviário de alta velocidade do Egito visa ligar todas as principais cidades do país, cobrindo 90% da população. Quando concluído, o sistema reduzirá em até 50% os tempos de viagem, diminuirá as emissões de CO₂ e fomentará o desenvolvimento económico regional.
A Siemens Mobility lidera o consórcio responsável pelo projeto, em parceria com as empresas Arab Contractors e Orascom Construction. O contrato inclui ainda 15 anos de manutenção integral, abrangendo 41 comboios Velaro, 94 Desiro HC e 41 locomotivas Vectron, assegurando a operação contínua e eficiente da rede.
O Ministro dos Transportes, Kamel El-Wazir, destacou o impacto transformador do projeto:
“A chegada do Velaro e a viagem inaugural do Desiro representam um momento histórico na estratégia de modernização do transporte no Egito. Esta rede vai redefinir a experiência de viagem e impulsionar a conectividade entre cidades, criando um sistema moderno, seguro e sustentável.”
Já Roland Busch, CEO da Siemens AG, sublinhou o caráter simbólico do evento:
“Estamos a testemunhar o futuro da mobilidade no Egito. Estes marcos refletem o nosso compromisso em entregar tecnologia de ponta e apoiar a visão do país para uma mobilidade sustentável e crescimento económico.”
Com esta nova geração de comboios, o Egito prepara-se para integrar um grupo restrito de países com redes ferroviárias de alta velocidade de grande escala, ao lado da China, Espanha, França, Japão e Alemanha. Para a Siemens Mobility, o projeto é também um modelo de cooperação internacional, que combina engenharia europeia com ambição africana e promete redefinir os padrões de transporte no continente.
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