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Westfália do Norte avança na mobilidade sustentável com encomenda de 61 novos comboios a bateria da Siemens

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    Redação Europa
  • 16 de dez.
  • 3 min de leitura

Westfália do Norte avança na mobilidade sustentável com encomenda de 61 novos comboios a bateria da Siemens

A região de Westfália-Lippe deu o maior passo de sempre rumo à descarbonização do transporte ferroviário regional ao encomendar 61 comboios Mireo Plus B da Siemens Mobility, num projeto financiado através de um modelo inovador de leasing da Rock Rail. A nova frota, a segunda maior de unidades a bateria na Alemanha, entra em operação em 2029.


Westfália reforça aposta na ferrovia limpa com nova geração de comboios BEMU

O Zweckverband Nahverkehr Westfalen-Lippe (NWL), autoridade regional responsável pelo transporte ferroviário local, anunciou a aquisição de 61 comboios Mireo Plus B, marcando um momento decisivo na modernização da rede Northern Westphalia Network (NNW). A entrada ao serviço está prevista para dezembro de 2029 e representa, segundo o próprio NWL, “um sinal claro da transição para uma mobilidade mais sustentável”.


O projeto será concretizado através de um modelo inovador de financiamento disponibilizado pela Rock Rail NnW GmbH & Co. KG, responsável pelo leasing e provisão dos veículos. Para Mark Swindell, CEO da Rock Rail, esta parceria demonstra como novas soluções financeiras podem acelerar a adoção de tecnologias ferroviárias mais limpas e eficientes.

Também Michael Peter, CEO da Siemens Mobility, sublinha o significado desta encomenda, destacando o papel dos Mireo Plus B no avanço das soluções de tração alternativas e na redução das emissões do setor ferroviário.

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Tecnologia BEMU: autonomia em linhas sem eletrificação

Os novos comboios pertencem à categoria BEMU (Battery Electric Multiple Unit). Este tipo de material circulante recarrega as baterias em linhas eletrificadas e utiliza a energia acumulada para percorrer secções sem catenária, uma vantagem determinante em regiões rurais como Westfália-Lippe.


Além da operação localmente isenta de emissões, os Mireo Plus B recuperam energia durante a travagem, são significativamente mais silenciosos que os automotores a diesel e oferecem maior eficiência energética — fatores que, segundo o NWL, contribuem para “novos padrões de sustentabilidade no transporte regional”.


O Siemens Mireo Plus B é um comboio híbrido (BEMU - Battery Electric Multiple Unit) concebido para operar tanto em linhas eletrificadas (via pantógrafo) como em trechos sem catenária, utilizando baterias de iões de lítio e titanato (LTO).


A autonomia oficial em modo puramente bateria varia consoante a configuração do comboio e as condições de operação, mas os dados técnicos da Siemens Mobility e as operações reais indicam o seguinte:


Autonomia por Configuração


  • Unidade de 2 Carros: Autonomia de até 80 km

  • Unidade de 3 Carros: Autonomia de até 120 km.


Especificações Técnicas Relevantes

  • Capacidade de Carga: As baterias são carregadas enquanto o comboio circula sob catenária (em linhas eletrificadas) ou através da recuperação de energia durante a travagem.

  • Vida Útil das Baterias: A Siemens utiliza células LTO conhecidas pela sua durabilidade, com garantia de cerca de 15.000 a 40.000 ciclos de carga.

  • Velocidade Máxima: Pode atingir os 160 km/h, tanto em modo elétrico convencional como em modo bateria.

  • Potência de Tração: Cerca de 1.700 kW.


Contexto de Operação

Estes comboios foram desenhados para substituir unidades a diesel em redes onde a eletrificação total não é financeiramente viável. Na Alemanha (região de Ortenau) e na Dinamarca (Midtjylland), eles já operam ou estão em fase de implementação, provando que a autonomia de 80-120 km é suficiente para cobrir a maioria dos trajetos regionais sem catenária na Europa e ressaltando que a Siemens Mobility já indicou que, com o avanço da densidade energética das baterias, a autonomia deste modelo poderá vir a duplicar até ao final da década, mais perto da entrada em operação das novas unidades agora negociadas.


Mais conforto e capacidade para os passageiros

A frota encomendada apresenta uma configuração de dois carros por unidade, cada um com 25 metros, e quatro portas por lado, facilitando fluxos rápidos de entrada e saída. O interior foi projetado para aumentar o conforto e a acessibilidade:

  • Espaço para duas cadeiras de rodas

  • Capacidade para 18 bicicletas

  • Wi-Fi, múltiplas tomadas e portas USB

  • Iluminação de conforto e assentos ergonómicos

  • Acesso nivelado para passageiros com mobilidade reduzida

  • Redução significativa do ruído a bordo


A Siemens destaca ainda o uso de materiais sustentáveis, garantindo uma taxa de reciclagem superior a 90% no final da vida útil dos comboios.


Investimento estratégico para os próximos 15 anos

Com um volume anual previsto de 7,1 milhões de quilómetros e uma operação mínima garantida de 15 anos, o NWL reforça a aposta numa ferrovia regional mais moderna, eficiente e ambientalmente responsável. A nova frota constituirá, à data da sua entrada ao serviço, a segunda maior operação de comboios a bateria na Alemanha, reforçando o papel da região como referência na transição energética aplicada ao transporte público.


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