
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.













A região de Westfália-Lippe deu o maior passo de sempre rumo à descarbonização do transporte ferroviário regional ao encomendar 61 comboios Mireo Plus B da Siemens Mobility, num projeto financiado através de um modelo inovador de leasing da Rock Rail. A nova frota, a segunda maior de unidades a bateria na Alemanha, entra em operação em 2029.
O Zweckverband Nahverkehr Westfalen-Lippe (NWL), autoridade regional responsável pelo transporte ferroviário local, anunciou a aquisição de 61 comboios Mireo Plus B, marcando um momento decisivo na modernização da rede Northern Westphalia Network (NNW). A entrada ao serviço está prevista para dezembro de 2029 e representa, segundo o próprio NWL, “um sinal claro da transição para uma mobilidade mais sustentável”.
O projeto será concretizado através de um modelo inovador de financiamento disponibilizado pela Rock Rail NnW GmbH & Co. KG, responsável pelo leasing e provisão dos veículos. Para Mark Swindell, CEO da Rock Rail, esta parceria demonstra como novas soluções financeiras podem acelerar a adoção de tecnologias ferroviárias mais limpas e eficientes.
Também Michael Peter, CEO da Siemens Mobility, sublinha o significado desta encomenda, destacando o papel dos Mireo Plus B no avanço das soluções de tração alternativas e na redução das emissões do setor ferroviário.
Os novos comboios pertencem à categoria BEMU (Battery Electric Multiple Unit). Este tipo de material circulante recarrega as baterias em linhas eletrificadas e utiliza a energia acumulada para percorrer secções sem catenária, uma vantagem determinante em regiões rurais como Westfália-Lippe.
Além da operação localmente isenta de emissões, os Mireo Plus B recuperam energia durante a travagem, são significativamente mais silenciosos que os automotores a diesel e oferecem maior eficiência energética — fatores que, segundo o NWL, contribuem para “novos padrões de sustentabilidade no transporte regional”.
O Siemens Mireo Plus B é um comboio híbrido (BEMU - Battery Electric Multiple Unit) concebido para operar tanto em linhas eletrificadas (via pantógrafo) como em trechos sem catenária, utilizando baterias de iões de lítio e titanato (LTO).
A autonomia oficial em modo puramente bateria varia consoante a configuração do comboio e as condições de operação, mas os dados técnicos da Siemens Mobility e as operações reais indicam o seguinte:
Unidade de 2 Carros: Autonomia de até 80 km
Unidade de 3 Carros: Autonomia de até 120 km.
Capacidade de Carga: As baterias são carregadas enquanto o comboio circula sob catenária (em linhas eletrificadas) ou através da recuperação de energia durante a travagem.
Vida Útil das Baterias: A Siemens utiliza células LTO conhecidas pela sua durabilidade, com garantia de cerca de 15.000 a 40.000 ciclos de carga.
Velocidade Máxima: Pode atingir os 160 km/h, tanto em modo elétrico convencional como em modo bateria.
Potência de Tração: Cerca de 1.700 kW.
Estes comboios foram desenhados para substituir unidades a diesel em redes onde a eletrificação total não é financeiramente viável. Na Alemanha (região de Ortenau) e na Dinamarca (Midtjylland), eles já operam ou estão em fase de implementação, provando que a autonomia de 80-120 km é suficiente para cobrir a maioria dos trajetos regionais sem catenária na Europa e ressaltando que a Siemens Mobility já indicou que, com o avanço da densidade energética das baterias, a autonomia deste modelo poderá vir a duplicar até ao final da década, mais perto da entrada em operação das novas unidades agora negociadas.
A frota encomendada apresenta uma configuração de dois carros por unidade, cada um com 25 metros, e quatro portas por lado, facilitando fluxos rápidos de entrada e saída. O interior foi projetado para aumentar o conforto e a acessibilidade:
Espaço para duas cadeiras de rodas
Capacidade para 18 bicicletas
Wi-Fi, múltiplas tomadas e portas USB
Iluminação de conforto e assentos ergonómicos
Acesso nivelado para passageiros com mobilidade reduzida
Redução significativa do ruído a bordo
A Siemens destaca ainda o uso de materiais sustentáveis, garantindo uma taxa de reciclagem superior a 90% no final da vida útil dos comboios.
Com um volume anual previsto de 7,1 milhões de quilómetros e uma operação mínima garantida de 15 anos, o NWL reforça a aposta numa ferrovia regional mais moderna, eficiente e ambientalmente responsável. A nova frota constituirá, à data da sua entrada ao serviço, a segunda maior operação de comboios a bateria na Alemanha, reforçando o papel da região como referência na transição energética aplicada ao transporte público.
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