Com 31% de crescimento, Peugeot na liderança do mercado português
- Redação Europa
- há 21 horas
- 2 min de leitura

A Peugeot Portugal teve um forte crescimento de 31,3% nas vendas em abril e superou por larga margem a evolução de 4,5% do mercado automóvel nacional. Sublinhe-se, também, a aceleração significativa das vendas BEV (veículos 100% elétricos a bateria) da marca do leão, que aumentaram 179%, face ao mês homólogo do ano anterior, num mercado nacional elétrico que cresceu 26%.
A Peugeot liderou todas as frentes do mercado português em abril e no acumulado dos primeiros quatro meses do ano. Tem agora uma quota de 12,1% (+0,7 p.p.) no mercado total (todas as energias) e de 11,3 no mercado BEV (+5,5 p.p.).
À semelhança dos meses anteriores, a Peugeot fechou o mês de abril na liderança absoluta de todas as frentes do mercado automóvel em Portugal, em termos totais de Veículos de Passageiros (VP) + Veículos Comerciais Ligeiros (VCL), e nessas duas vertentes individualmente.
No mês de abril e segundo os dados oficiais da ACAP, a marca francesa liderou o mercado automóvel nacional com um total de 2.336 viaturas vendidas (VP+VCL), garantindo uma quota de mercado de 11,0%.
O mercado mais dinâmico para a Peugeot foi o dos Veículos de Passageiros, onde a marca aumentou 64,6% as suas vendas face a abril de 2024 – o maior crescimento entre as marcas no Top-15 - e manteve a liderança, fruto de 1.932 automóveis vendidos, que correspondem a um quota de 10,3%. No mercado VCL (Comerciais Ligeiros) a marca registou 404 furgões e garantiu uma quota líder de 16,0%.
No acumulado dos primeiros quatro meses de 2025, ela mantém-se como a marca número 1 nas vendas nas três frentes do mercado português. O volume acumulado VP+VCL ascende agora a 10.604 veículos (+7,2% do que há um ano; mercado apenas cresceu 0,5%), para uma quota de 12,1%. Particularizando, a vertente VP é responsável por 8.426 matrículas (quota de 10,9%) e a vertente VCL assegura 2.178 unidades (quota de 21,4%).
Aceleração forte da Peugeot no mercado BEV
No mercado BEV (VP+VCL), foi também a marca mais vendida em Portugal no mês de abril com 415 novos automóveis 100% elétricos (quota de mercado de 10,5%), um volume que representa um crescimento muito significativo de 179% nas suas vendas, face ao mês homologo, num mercado cuja evolução foi de 26%.
As vendas BEV de Passageiros contribuíram com 346 viaturas para uma quota de 9,3%, enquanto a performance comercial dos Comerciais Ligeiros BEV acrescentou 69 novos furgões de zero emissões locais, para uma quota de 28,2%.
No acumulado do quadrimestre e face a igual período de 2024, a Peugeot é a marca generalista líder do mercado BEV, tendo comercializado, até à data, um total de 1.911 viaturas 100% elétricas (quota de 11,3%).
Mantém idênticas posições no acumulado BEV VP, com 1.653 registos (quota de 10,4%) e lidera o mercado BEV VCL, somando, à data, 258 viaturas vendidas, o que representa um quarto deste mercado (quota de 25,4%). Aqui sublinhe-se o crescimento de vendas de 141%, contra os 5% do mercado total.
Por modelos, o top-3 tem o 208 (501 unidades), o 2008 (468 unidades) e o 308 (405 unidades). A este grupo junta-se já o novo SUV 3008 com 312 unidades. Entre os Furgões, o Partner, produto com o selo “Made in Mangualde”, liderou as vendas com 319 veículos.
Comments