top of page

CPR: Araújo, Sordo e Meeke levam decisão ao limite no Rallye Vidreiro

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • 14 de out.
  • 4 min de leitura
Kris Meeke
Kris Meeke

O Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) chega ao seu desfecho com a emoção no máximo. A oitava e última prova da temporada — o Rallye Vidreiro Centro de Portugal (17 e 18 de outubro) — promete uma batalha épica pelo título absoluto, com Armindo Araújo, Dani Sordo e Kris Meeke separados por apenas cinco pontos e todos ainda com legítimas aspirações à consagração final.


Clique AQUI
Clique AQUI

A matemática não poderia ser mais imprevisível: Araújo (Skoda Fabia RS Rally2) lidera com 137 pontos, seguido de Sordo (Hyundai i20 N Rally2) com 133 e Meeke (Toyota GR Yaris Rally2) com 132.


No entanto, as contas ganham complexidade porque apenas os sete melhores resultados em oito provas são considerados. Araújo concluiu todas as etapas até agora, enquanto Sordo soma uma desistência e Meeke duas — o que pode ser decisivo caso qualquer um falhe o objetivo em Pombal.


A teoria diz que, se todos abandonarem, Araújo será automaticamente campeão, coroando uma temporada marcada pela consistência e velocidade. Mas a prática indica que ninguém pretende jogar pelo seguro.


A ordem é atacar desde o primeiro quilómetro e gerir a pressão ao longo das especiais organizadas pelo Clube Automóvel da Marinha Grande.


Dani Sordo
Dani Sordo

Última prova com nervos à flor da pele

A luta pelo título promete ser uma das mais intensas dos últimos anos. Kris Meeke, atual campeão e piloto com mais vitórias e quilómetros liderados esta temporada, quer revalidar o troféu, enquanto Dani Sordo procura coroar a sua campanha portuguesa com um título inédito. Já Armindo Araújo, o piloto português mais bem-sucedido dos últimos tempos, sonha com mais um troféu nacional que reforçaria o seu legado nos ralis.


Na sombra deste duelo de gigantes estarão nomes como José Pedro Fontes, Ricardo Teodósio e Rúben Rodrigues, prontos para aproveitar qualquer deslize dos candidatos e disputar pódios importantes nesta última ronda do campeonato.


Numa temporada em crescendo, Fontes e Ponte querem terminar o ano com mais uma boa prestação num rali que lhes traz boas recordações, incluindo as já cinco vitórias do piloto do Porto nesta prova, tendo estado perto de conseguir o sexto triunfo em 2024, objetivo que lhe fugiu por apenas 1,8 segundos.


Para José Pedro Fontes, o objetivo é claro:

“Chegamos ao Rallye Vidreiro com a ambição de fechar o ano da melhor forma. Fizemos uma época em crescendo, com a segunda metade pautada por um ritmo forte e uma maior regularidade de resultados e de lutas pelos lugares da frente. Queremos terminar com um resultado que reflita e premeie todo o vasto trabalho que a equipa tem desenvolvido. Em Chaves estivemos muito perto do pódio e mostrámos que temos velocidade para lutar pelos lugares de topo. O Vidreiro é uma prova com características muito especiais, com troços rápidos e exigentes, um rali de que gosto particularmente, pelo que a motivação de tentar chegar ao sexto triunfo nesta prova é grande. Vamos dar tudo para estar novamente entre os primeiros e terminar o campeonato num pódio.”

Fontes e Ponte
Fontes e Ponte

Disputas acesas noutras categorias

A emoção não se limita ao título absoluto. Em 2RM (duas rodas motrizes), a decisão foi adiada para a prova final em Lisboa, com Ricardo Sousa a liderar com 114 pontos, seguido de Guilherme Meireles (103) e Henrique Moniz (100), todos ao volante de Peugeot 208 Rally4.


No CPR Júnior, Meireles já garantiu matematicamente o título, ao contrário do que sucede no FPAK Júnior Team, onde Pedro Câmara Jr procura confirmar a hegemonia depois de duas vitórias consecutivas, num pelotão competitivo liderado pelos Peugeot 208 Rally6.


Um fim de semana decisivo

O Rallye Vidreiro arranca esta sexta-feira (17) com três classificativas e termina no sábado (18) após nove provas especiais cronometradas. Os cerca de 100 quilómetros competitivos prometem emoções fortes, com troços técnicos e ritmos elevados a colocar à prova a velocidade, a resistência e a gestão de pressão dos principais protagonistas.


Tudo aponta para uma final de campeonato memorável, digna de uma época em que o CPR mostrou o seu elevado nível competitivo e crescente relevância no panorama dos ralis europeus.


Armindo Araújo
Armindo Araújo

Programa Oficial – Rallye Vidreiro 2025

17 e 18 de outubro – Marinha Grande / Pombal

Dia / Hora

Prova Especial (PEC)

Distância

Local / Observações

SEXTA-FEIRA – 17 de outubro




15:25

Partida oficial

Mosteiro de Alcobaça

16:00

PEC 1 – Alfeizerão

12,28 km

Primeira especial do rali

17:10

PEC 2 – São Pedro de Moel 1

17,67 km

Troço técnico junto à costa

18:40 – 20:10

Reagrupamento

Pombal

20:10 – 20:40

Assistência

Expocentro / Pombal

21:00

PEC 3 – Super Especial Pombal

1,60 km

Prova espetáculo noturna no centro da cidade

22:15

Final 1ª Etapa

Pombal

SÁBADO – 18 de outubro




09:30

Partida da 2.ª Etapa

Parque Fechado / Pombal

09:32 – 09:47

Assistência

Expocentro / Pombal

11:00

PEC 4 – São Pedro de Moel 2

17,67 km

Segunda passagem pelo troço costeiro

12:15

PEC 5 – Pombal – Carnide 1

14,80 km

Troço rápido com zonas técnicas

13:00

PEC 6 – Mata Mourisca 1

11,10 km

Zona florestal exigente

13:30

PEC 7 – Super Especial Arena Pombal

1,82 km

Prova espetáculo em ambiente urbano

13:35

Reagrupamento

Pombal

15:00 – 15:30

Assistência

Expocentro / Pombal

15:45

PEC 8 – Pombal 2

14,80 km

Segunda passagem no troço

16:30

PEC 9 – Mata Mourisca 2

11,10 km

Troço final

17:15

Final do Rali / Cerimónia de pódio

Expocentro / Pombal


👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”

Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo


ree

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Hyundai KAUAI EV: teste dinâmico, consumos reais e comportamento da nova plataforma elétrica

Hyundai KAUAI EV: teste dinâmico, consumos reais e comportamento da nova plataforma elétrica

02:52
Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

00:25
Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

02:51
Kauai EV Premium por dentro! Secção digital, comandos e espaço traseiro

Kauai EV Premium por dentro! Secção digital, comandos e espaço traseiro

02:58

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Estatuto Editorial

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing   

bottom of page