De acordo com os dados da JATO Dynamics para os 28 mercados europeus analisados, foram registados 753.482 carros novos em agosto. Isto marca uma redução de 16% sobre as 899.881 unidades registadas no mesmo mês do ano passado, e a maior quebra anual desde junho 2022.
Felipe Munoz, Analista Global da JATO Dynamics, afirmou:
“A indústria enfrentará novos desafios nos próximos meses. Os compradores ainda estão a lutar contra a pressão para fazer a mudança para veículos elétricos mas estes automóveis continuam a ser mais caros do que os já dispendiosos automóveis com motor de combustão.”
Um total de 8,64 milhões de automóveis novos foram registados na Europa até ao momento em 2024 – um aumento de apenas 1,9% em comparação com o período homólogo do ano passado. Munoz comentou: “Se esta tendência continuar, os resultados do final do ano poderão apresentar um declínio nos registos de novos veículos.
Os BEV sofrem a maior queda anual nos registos
O declínio da procura de veículos elétricos a bateria (BEVs) teve um impacto significativo no desempenho global do mercado. Foram matriculadas 125.070 unidades em agosto, marcando uma queda de 36% nas vendas anuais. Este é a maior queda para este tipo de veículos, segmento que tem vindo a crescer continuamente desde janeiro de 2017, quando os registos foram analisados pela primeira vez. Munoz acrescentou: “O apetite por veículos BEV entre os consumidores estão a diminuir rapidamente. Existem muitos factores que contribuem para tal, incluindo a falta de clareza em torno dos incentivos, os preços elevados e as preocupações em torno do baixo valor residual dos VE.”
Devido a este desempenho, a quota de mercado dos BEV desceu de 21,8% em agosto de 2023 para 16,6% no mês passado. Apesar do declínio anual, o segmento registou a sua maior quota de mercado mensal este ano e ultrapassou agosto de 2022 e Agosto de 2021 –3,6 pontos e -4,6 pontos abaixo, respetivamente. Munoz disse: “Embora a quota de mercado tenha aumentado em relação aos anos anteriores, o aumento não é tão grande como esperaríamos, dado o tempo significativo que passou.”
As empresas que mais sofreram com a quebra dos registos de BEV foram o Grupo Renault (-64%); SAIC (-65%); Stellantis (-52%); Hyundai-Kia (-51%); e Tesla (-44%). Olhando para os resultados por marca, a Volkswagen sofreu uma quebra de 46% e foi ultrapassada pela BMW. Outras quedas incluíram Smart (-68%); MG (-65%); Opel/Vauxhall (-63%); Citroën (-63%); Fiat (-55%); Hyundai (-53%); Kia (-50%); e Polestar (-47%).
O Grupo BMW registou um pequeno declínio de 5%, enquanto o Grupo Geely e a BYD aumentaram seus registos em 52% e 18%, respetivamente.
Em contraste, a quota de mercado dos fabricantes de automóveis chineses (incluindo a Volvo, a Polestar e a Lotus, propriedade da Geely) dentro do segmento de veiculos BEV aumentou de 10,5% em agosto de 2023 para 15,5% no mês passado. O forte desempenho dos automóveis fabricados na China foi em grande parte devido ao sucesso do Volvo EX30 e de alguns modelos BYD. Como resultado, a quota de mercado total dos chineses foi maior do que o da Tesla, com 15,3%, e apenas ultrapassado pelo Grupo Volkswagen, com 22,5%.
O Dacia Sandero recupera o seu lugar como o veiculo mais vendido
O hatchback B da Dacia, o Sandero, ocupou o primeiro lugar no ranking geral de modelos no mês passado, registando 15.653 unidades – uma subida de 9% anual, elevando o seu volume total acumulado no ano para quase 183.000 unidades.
O Tesla Model Y seguiu de perto com 13.410 unidades – uma queda de 38%. O Toyota Yaris Cross ficou na terceira posição, registando um aumento de 24% nas matrículas.
Outros veículos que tiveram um bom desempenho foram o Dácia Duster (+10%); Volkswagen Golf (+26%); BMW X1 (+11%); Skoda Fábia (+21%); Toyota C-HR (+24%); Skoda Karoq (+25%); Opel/Vauxhall Astra (+40%); Peugeot 3008 (+22%); e Seat Ibiza (+74%).
Entre os mais recentes modelos introduzidos, os maiores destaques são o Volvo EX30 que tornou-se o segundo BEV mais vendido em Agosto e já o terceiro mais vendido em 2024, a MG registando 3.151 unidades do MG 3; a Volkswagen que registou 2.803 unidades do ID. 7; o Renault Scenic matriculando 2.193 unidades; o Fiat 600 registou 2.047 unidades; o BMW i5 registou 1.748 unidades; o Lexus LBX vendeu 1.634 unidades; e o Ford Explorer EV registou 1.424 unidades.
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