top of page
Foto do escritorRedação Europa

Dacia Sandero volta a liderar o ranking dos modelos mais vendidos na Europa

Dacia Sandero volta a liderar o ranking dos modelos mais vendidos na Europa

De acordo com os dados da JATO Dynamics para os 28 mercados europeus analisados, foram registados 753.482 carros novos em agosto. Isto marca uma redução de 16% sobre as 899.881 unidades registadas no mesmo mês do ano passado, e a maior quebra anual desde junho 2022.


Felipe Munoz, Analista Global da JATO Dynamics, afirmou:

“A indústria enfrentará novos desafios nos próximos meses. Os compradores ainda estão a lutar contra a pressão para fazer a mudança para veículos elétricos mas estes automóveis continuam a ser mais caros do que os já dispendiosos automóveis com motor de combustão.”

Um total de 8,64 milhões de automóveis novos foram registados na Europa até ao momento em 2024 – um aumento de apenas 1,9% em comparação com o período homólogo do ano passado. Munoz comentou: “Se esta tendência continuar, os resultados do final do ano poderão apresentar um declínio nos registos de novos veículos.


Os BEV sofrem a maior queda anual nos registos

O declínio da procura de veículos elétricos a bateria (BEVs) teve um impacto significativo no desempenho global do mercado. Foram matriculadas 125.070 unidades em agosto, marcando uma queda de 36% nas vendas anuais. Este é a maior queda para este tipo de veículos, segmento que tem vindo a crescer continuamente desde janeiro de 2017, quando os registos foram analisados pela primeira vez. Munoz acrescentou: “O apetite por veículos BEV entre os consumidores estão a diminuir rapidamente. Existem muitos factores que contribuem para tal, incluindo a falta de clareza em torno dos incentivos, os preços elevados e as preocupações em torno do baixo valor residual dos VE.”


Devido a este desempenho, a quota de mercado dos BEV desceu de 21,8% em agosto de 2023 para 16,6% no mês passado. Apesar do declínio anual, o segmento registou a sua maior quota de mercado mensal este ano e ultrapassou agosto de 2022 e Agosto de 2021 –3,6 pontos e ­-4,6 pontos abaixo, respetivamente. Munoz disse: “Embora a quota de mercado tenha aumentado em relação aos anos anteriores, o aumento não é tão grande como esperaríamos, dado o tempo significativo que passou.”


As empresas que mais sofreram com a quebra dos registos de BEV foram o Grupo Renault (-64%); SAIC (-65%); Stellantis (-52%); Hyundai-Kia (-51%); e Tesla (-44%). Olhando para os resultados por marca, a Volkswagen sofreu uma quebra de 46% e foi ultrapassada pela BMW. Outras quedas incluíram Smart (-68%); MG (-65%); Opel/Vauxhall (-63%); Citroën (-63%); Fiat (-55%); Hyundai (-53%); Kia (-50%); e Polestar (-47%).


O Grupo BMW registou um pequeno declínio de 5%, enquanto o Grupo Geely e a BYD aumentaram seus registos em 52% e 18%, respetivamente.


Em contraste, a quota de mercado dos fabricantes de automóveis chineses (incluindo a Volvo, a Polestar e a Lotus, propriedade da Geely) dentro do segmento de veiculos BEV aumentou de 10,5% em agosto de 2023 para 15,5% no mês passado. O forte desempenho dos automóveis fabricados na China foi em grande parte devido ao sucesso do Volvo EX30 e de alguns modelos BYD. Como resultado, a quota de mercado total dos chineses foi maior do que o da Tesla, com 15,3%, e apenas ultrapassado ​​pelo Grupo Volkswagen, com 22,5%.


O Dacia Sandero recupera o seu lugar como o veiculo mais vendido


O hatchback B da Dacia, o Sandero, ocupou o primeiro lugar no ranking geral de modelos no mês passado, registando 15.653 unidades – uma subida de 9% anual, elevando o seu volume total acumulado no ano para quase 183.000 unidades.


O Tesla Model Y seguiu de perto com 13.410 unidades – uma queda de 38%. O Toyota Yaris Cross ficou na terceira posição, registando um aumento de 24% nas matrículas.


Outros veículos que tiveram um bom desempenho foram o Dácia Duster (+10%); Volkswagen Golf (+26%); BMW X1 (+11%); Skoda Fábia (+21%); Toyota C-HR (+24%); Skoda Karoq (+25%); Opel/Vauxhall Astra (+40%); Peugeot 3008 (+22%); e Seat Ibiza (+74%).


Entre os mais recentes modelos introduzidos, os maiores destaques são o Volvo EX30 que tornou-se o segundo BEV mais vendido em Agosto e já o terceiro mais vendido em 2024, a MG registando 3.151 unidades do MG 3;  a Volkswagen que registou 2.803 unidades do ID. 7; o Renault Scenic matriculando 2.193 unidades; o Fiat 600 registou 2.047 unidades; o BMW i5 registou 1.748 unidades; o Lexus LBX vendeu 1.634 unidades; e o Ford Explorer EV registou 1.424 unidades.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Pottenza Global Consulting
bottom of page