
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













Versão carrinha do CLA elétrico já pode ser encomendada em Portugal, com preços a partir de 56.900 euros. Modelo reforça a oferta elétrica da marca e destaca-se pela autonomia elevada, carregamento rápido e maior versatilidade de espaço para utilização familiar e de lazer.
O Mercedes-Benz CLA Shooting Brake totalmente elétrico iniciou oficialmente o período de encomendas em Portugal. A variante agora apresentada expande a gama do CLA EQ, acrescentando maior capacidade de carga e um formato mais funcional, mantendo as linhas desportivas do modelo original. A marca posiciona-o como uma proposta adaptada a perfis de utilização diversificados — desde famílias jovens a utilizadores com equipamentos de lazer volumosos.
A gama de lançamento inclui duas versões elétricas. A entrada será o CLA 250+ Shooting Brake EQ, com 272 cv e autonomia declarada de até 766 km WLTP, a partir de 56.900 euros. Acima surge o CLA 350 4MATIC Shooting Brake EQ, com tração integral, 354 cv, 515 Nm e autonomia até 740 km WLTP, com preço inicial de 61.450 euros.
Ambas utilizam bateria de 85 kWh e arquitetura de 800 V, o que permite recuperar até 315 km de alcance em cerca de 10 minutos num carregador rápido (320 kW). A carga AC pode atingir 22 kW, mediante opção.
A transição para o formato Shooting Brake aumenta a capacidade de utilização diária do modelo. A mala chega aos 1.290 litros com bancos rebatidos (40:20:40), complementada por um pequeno compartimento dianteiro de 101 litros. Barras de tejadilho são de série e a capacidade de reboque atinge 1.800 kg no modelo 4MATIC.

Visualmente, o CLA Shooting Brake mantém a postura desportiva da berlina, mas com uma linha de tejadilho prolongada e traseira mais funcional. O teto panorâmico de série cobre quase toda a extensão do automóvel, e pode receber a função SKY CONTROL, que ajusta a transparência em sete zonas. Um elemento visual destacado é o padrão iluminado de 158 estrelas integrado no vidro.
O interior recebe o volante multifunções com botões físicos restaurados, resposta ao feedback de utilizadores. O modelo é também o primeiro CLA com o novo MB.OS, sistema operativo desenvolvido pela Mercedes-Benz com integração de IA, atualizações remotas e interface MBUX renovada. Navegação baseada em Google Maps, assistente virtual com motores de IA (Microsoft e Google) e possibilidade de instalar aplicações — incluindo streaming de vídeo e jogos — passam a compor o pacote tecnológico.
No campo da condução semiautónoma, o CLA estreia o MB.DRIVE ASSIST SAE Nível 2, com assistência ativa à distância, direção e mudança automática de faixa. O display dedicado para o passageiro dianteiro, opcional, permite consumo de media independente do ecrã central.

Segundo a marca, novas motorizações elétricas e opções híbridas com sistema de 48 V serão acrescentadas posteriormente, incluindo versões capazes de operar em modo totalmente elétrico em curtas distâncias. Também estão previstos três níveis de potência para blocos de combustão, ampliando o espectro comercial do modelo.
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