
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













A edição de 2025 da Peugeot Rally Cup Ibérica terminou com um desfecho eletrizante no Rally Blendio Princesa de Asturias - Ciudad de Oviedo, onde a dupla Giovanni Fariña / Alejandro Rodríguez conquistou o título de campeões com a margem mínima de apenas um ponto.
Num rali repleto de peripécias, constantes mudanças de liderança e um ritmo competitivo altíssimo, os dois nomes espanhóis entram assim para o quadro de honra do troféu, tornando-se nos oitavos piloto e navegador a erguer o troféu da competição ibérica.
A luta pelo título foi intensa até ao último troço, com Miguel García / Osel Román a vencerem o rali asturiano — a sua primeira vitória da temporada — e a ameaçarem roubar o título nos derradeiros quilómetros.
Apesar de somarem 27 pontos nesta etapa e terminarem a época com 65 pontos, ficaram a apenas um do total de 66 de Fariña/Rodríguez, que conseguiram recuperar posições cruciais nas especiais finais após um furo na manhã do segundo dia.
A dupla campeã terá agora como prémio um programa oficial em 2026 ao volante de um carro da categoria Rally2 da Stellantis Motorsport, podendo escolher competir num dos campeonatos nacionais de ralis de Portugal ou Espanha.
O segundo dia de competição ficou marcado por abandonos e reviravoltas dramáticas: o português Ricardo Sousa e o uruguaio Nahuel Barba ficaram pelo caminho, enquanto Fariña resistia a um furo e García subia à liderança provisória.
Na fase da tarde, Fariña iniciou uma recuperação notável, vencendo duas especiais consecutivas e beneficiando do abandono de Jordi San Andrés para subir ao 4.º lugar final — posição suficiente para garantir o título.

García venceu a derradeira especial, seguido por Artiz Iriondo / Joseba Sanchez e por Javier Cañada / Aday Ortiz, mas a matemática final ditou o triunfo de Fariña/Rodríguez, agora campeões ibéricos, deixando García/Román com o vice-campeonato e Ricardo Sousa / Luis Marques terminaram como os melhores portugueses, no 3.º lugar.
Com esta prova, termina a temporada da competição ibérica, mas prosseguem os troféus nacionais.
No Desafío Peugeot, Fariña/Rodríguez lideram com 64 pontos, seguidos por Cañada/Ortiz (62) e García/Román (44), ainda com duas provas por disputar em Espanha. Já na Peugeot Rally Cup Portugal, os líderes são Sousa/Marques (68), com Moniz/Diniz (43) e Fariña/Rodríguez (37) logo atrás.

👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”































Comentários