top of page

Queda a pique nas vendas da Tesla em janeiro na Europa

Foto do escritor: Redação Europa Redação Europa
Queda a pique nas vendas da Tesla em janeiro na Europa

A Jato Dynamics divulgou seus dados relativos ao registo de veículos novos em Janeiro na Europa.


Como dados em destaque, a queda de 2% em relação ao primeiro mês de 2024, o sucesso dos produtos fabricados na China com registos de mais de 37.000 unidades, um aumento de 52% e no sentido inverso, a procura por veículos Tesla que caiu a pique, com a marca a registar um declínio de 45% no primeiro mês do ano. 


Os automóveis com motor de combustão interna (ICE) e os híbridos plug-in registaram a maior queda nos volumes, com as vendas a diminuírem 10% e 6%, respetivamente. Em contrapartida, foram registadas mais de 166.000 unidades de veículos eléctricos a bateria (BEV) – um aumento de 38%.


Felipe Munoz, Analista Global da JATO Dynamics, afirmou:

“O mercado registou um crescimento anual significativo em dezembro de 2024, em grande parte devido à implementação de incentivos e negócios de última hora no final do ano. A remoção destes contribuiu para o declínio do número de matrículas de automóveis de passageiros.”




Queda a pique da Tesla

A Tesla regista uma queda notável nos registos de veículos na Europa. Apesar dos BEVs terem reportado resultados fortes em janeiro no geral, a Tesla registou apenas 9.913 unidades – um declínio de 45% em relação a Janeiro de 2024.


Isto pode ser atribuído em grande parte à próxima mudança de modelo do Modelo Y, juntamente com o maior envolvimento do seu proprietário na política americana e com impacto de sua imagem a nível global, o que parece estar a afetar a visão dos consumidores sobre a marca.


Munoz comentou: “O desempenho sólido dos BEV é particularmente impressionante dada a queda significativa nas vendas que a Tesla registou em Janeiro. Não é incomum que as vendas caiam um pouco antes da chegada de uma nova geração de um determinado modelo, uma vez que a marca reduz a produção do modelo existente em antecipação do novo lançamento e os consumidores preferem esperar a chagada de uma atualização. É provável que seja isso que a Tesla está a experimentar antes de lançar a versão atualizada do Model Y, e esperar ver as vendas aumentarem novamente após a chegada ao mercado do novo Model Y.”

Mas ao olhar para o desempenho da Tesla e de seus modelos como um todo, fica claro que esse resultado tem como origem o desinteresse do consumidor Europeu pela marca. Lembrar que o Model Y da Tesla foi o carro mais vendido na Europa em 2023 e o quarto mais vendido em 2024. A versão mais recente do Model 3 da Tesla foi lançada no final de 2023 e registou já um declínio de 44% nas matrículas em Janeiro de 2025.


Munoz acrescentou:

“O desempenho do Model 3 e do Model Y juntos é uma indicação do declínio da popularidade da Tesla na Europa em geral”.

Carros fabricados na China ganham cada vez mais espaço

Embora o mercado automóvel europeu global tenha registado um declínio no primeiro mês do ano, as marcas de automóveis chinesas continuaram a ganhar força, com 37.134 veículos registados, um aumento de 52% em relação a Janeiro de 2024. A quota de mercado das marcas chinesas cresceu de 2,4% para 3,7% no mesmo período.


Embora as marcas automóveis chinesas não dominem o mercado automóvel europeu, o seu volume combinado em Janeiro tê-las-ia colocado na 12ª posição em termos de classificação de marcas para o mês. Isto colocá-los-ia à frente de marcas estabelecidas como a Ford, que registou 35.790 unidades.


O segmento que impulsionou o maior crescimento para as marcas chinesas foi o dos modelos híbridos (HEVs). A imposição de tarifas aos BEV chineses pela Comissão Europeia levou alguns fabricantes de automóveis chineses a concentrarem os seus esforços noutros grupos motopropulsores, incluindo os híbridos, para ultrapassar estes problemas. Como resultado, quase 7.500 HEV registados na Europa em Janeiro eram de marcas chinesas, representando 6,1% do mercado total de HEV. Os modelos híbridos plug-in (PHEVs) fabricados por marcas chinesas também registaram um crescimento anual, com 4.035 unidades registadas em janeiro, em comparação com 1.276 durante o mesmo mês de 2024.

Volkswagen e Renault: os maiores vencedores de janeiro


O Grupo Volkswagen e o Grupo Renault detiveram o maior ganho de quota de mercado em janeiro. O Grupo Volkswagen garantiu uma quota de mercado de 26,7%, registando quase 265 mil unidades – um aumento homólogo de 5%. A Renault também teve um bom desempenho, registando 98,8 mil unidades – um aumento de 7%. Em contraste, a Stellantis registou 154.100 unidades em janeiro, resultando numa queda de 16% no volume.


Os volumes da Volkswagen aumentaram 17% e o seu forte desempenho mensal pode ser atribuído em grande parte ao sucesso dos seus modelos SUV e muito particularmente do Volkswagen ID.7.


Já a marca Cupra do grupo ultrapassou a sua marca irmã Seat, com registos a aumentarem 48%, impulsionados pela popularidade do Terramar, Tavascan, Leon e Born.


Paralelamente, o volume da Renault aumentou 20% devido à sua sólida gama de SUVs, que cresceu 48%, sendo que já foram registadas 4.000 unidades do novíssimo Renault 5.


Dacia Sandero mantém-se no primeiro lugar

Apesar de ter registado uma queda de 15% nas matrículas em Janeiro, o Dacia Sandero voltou a liderar a classificação geral dos modelos mais vendidos. O Volkswagen Golf seguiu em segundo lugar – a mesma posição que ocupava em janeiro de 2024. Dos 10 veículos mais vendidos em janeiro, surgiram quatro novos modelos que não tinham entrado no ranking em janeiro de 2024. Foram eles o Dacia Duster (+20%); Volkswagen Tiguan (+45%); Fiat Panda (+10%); e Opel/Vauxhall Corsa (+10%), que substituíram nesta lista modelos como o Skoda Octavia (-17%); Peugeot 2008 (-10%); Renault Clio (-3%); e Kia Sportage (-15%).


Os modelos que registaram os maiores aumentos de volume entre os 50 veículos mais registados foram o Volkswagen ID.7, Volkswagen ID.4, Kia Picanto, Volkswagen Tiguan, Skoda Kodiaq, Volkswagen T-Cross, Peugeot 3008, MG ZS, Dacia Duster e BMW X1.


Em contrapartida, as maiores quedas foram do Tesla Model Y, Peugeot 308, Audi A3, Mini Cooper, Toyota Corolla, Dacia Jogger, Volkswagen Polo, Ford Puma, BMW Série 1 e o Ford Kuga, todos eles modelos que registaram reduções expressivas entre os 50 veículos mais registados.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
O ZR-V da Honda é um raro SUV de excelente comportamento dinâmico 📌

O ZR-V da Honda é um raro SUV de excelente comportamento dinâmico 📌

01:31
Reproduzir vídeo
Habitáculo do Honda ZR-V: Elegância, conforto e digital na medida certa!🥇

Habitáculo do Honda ZR-V: Elegância, conforto e digital na medida certa!🥇

01:31
Reproduzir vídeo
Olha que coisa boa: Honda ZR-V, um Civic com carroceria de SUV🥇

Olha que coisa boa: Honda ZR-V, um Civic com carroceria de SUV🥇

01:28
Reproduzir vídeo
Honda e:Ny1 deu um salto de gigante no digital da marca

Honda e:Ny1 deu um salto de gigante no digital da marca

01:31
Reproduzir vídeo
bottom of page