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RBS fecha contrato com a Stadler para 20 novos comboios destinados à linha RegioExpress

RBS fecha contrato com Stadler para 20 novos comboios para a linha RegioExpress

O transporte regional Bern-Solothurn (RBS) adjudicou o contrato para a próxima aquisição de veículos à Stadler. Entre 2028 e 2030, um total de 20 novas unidades múltiplas entrarão em funcionamento na linha RegioExpress Solothurn-Berne. Isto significa que um número significativamente maior de passageiros poderá ser levado ao seu destino no futuro e o conforto da viagem aumentará. Os veículos são produzidos em Bussnang.


Em dezembro de 2023, o RBS lançou um processo de concurso para a aquisição de 20 novas composições de três carruagens, de forma a substituir a frota mais antiga do RBS e poder utilizar comboios mais longos na linha Solothurn-Berna. O contrato foi assinado em Worblaufen, em meados de novembro. Toda a aquisição tem um volume de cerca de 190 milhões de francos suíços; os comboios serão construídos em Bussnang, Thurgau.


“A Stadler impressionou com a implementação de alta qualidade dos requisitos, um planeamento de projeto bem pensado e eficiente, bem como com a qualidade e alta fiabilidade comprovadas”, explica Fabian Schmid, Diretor da RBS. “Esta parceria oferece a base ideal para aumentar o conforto das viagens dos nossos passageiros e tornar o transporte público na região mais atrativo a longo prazo.”

(Da esquerda para a direita) Fabian Schmid, Diretor RBS; Peter Spuhler, presidente do conselho de administração da Stadler Rail AG
(Da esquerda para a direita) Fabian Schmid, Diretor RBS; Peter Spuhler, presidente do conselho de administração da Stadler Rail AG

Peter Spuhler, Presidente do Conselho de Administração da Stadler Rail, afirmou por ocasião da assinatura do contrato:

“Estou muito satisfeito com a confiança demonstrada e que podemos agora construir comboios para o RBS pela terceira vez. Isto dá continuidade à boa cooperação de longa data. Mais uma vez conseguimos impressionar com um veículo feito à medida e mostrar que o conforto, a fiabilidade e o design são perfeitamente compatíveis. Desejo ao RBS e aos seus clientes muito sucesso e bem estar com os novos comboios.”

Mais conforto e equipamentos modernos para os passageiros

Tal como os comboios RBS existentes, as novas unidades múltiplas têm 60 metros de comprimento e poderão agora também ser utilizadas em tripla tracção (180 metros), o que permite um aumento de 50 por cento na capacidade de transporte nos horários de ponta. O conceito do veículo baseia-se nas sugestões dos passageiros, que já foram tidas em conta no desenvolvimento dos comboios “Worbla” da RBS.


Características dos novos comboios:

Entradas sem barreiras: com degraus deslizantes variavelmente extensíveis

A mesma oferta atrás de cada porta: espaçosas áreas multifuncionais para carrinhos de bebé, bicicletas, bagagem e cadeiras de rodas estão disponíveis em todas as plataformas da segunda classe

Capacidade de lugares sentados: 21 lugares na primeira classe e 103 (mais 15 lugares rebatíveis) na segunda classe

Equipamento moderno: ar condicionado ecológico e tomadas para dispositivos eletrônicos nos assentos


RBS fecha contrato com Stadler para 20 novos comboios para a linha RegioExpress

Os primeiros três novos veículos serão fabricados a partir de 2026 e entrarão em funcionamento na rede RBS entre meados de 2027 e meados de 2028. Após a operação experimental bem-sucedida e a formação dos maquinistas, a entrega em série terá lugar a partir de 2029. A nova aquisição e ampliação das plataformas para 180 metros permitirá a operação regular em tração tripla a partir de cerca de 2030/31, de forma a satisfazer a crescente procura na rota Solothurn-Berna.


Antecedentes da renovação da frota: As “Secondas” estão a chegar ao fim da sua vida útil

Os comboios S-Bahn “Seconda” atualmente em utilização na linha S8 entre Bätterkinden e Berna têm agora mais de 30 anos e estão cada vez mais sujeitos a avarias. Os veículos foram amplamente renovados entre 2010 e 2013 e estão agora a chegar ao fim da sua vida útil.


Devido à idade, os custos de manutenção também aumentam e as peças sobressalentes já quase não estão disponíveis. Com a nova compra, os atuais comboios RE “NExT” passarão a circular na linha S8 em vez dos “Secondas”.

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