
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













Centro de Produção expede 551 veículos num único embarque e passa a enviar 1.600 unidades por mês a partir de território nacional, reforçando a relevância industrial portuguesa e adoptando soluções logísticas mais sustentáveis.
A Stellantis Mangualde deu esta semana um passo decisivo na sua estratégia logística ao realizar, pela primeira vez, a exportação de veículos através do Porto de Leixões, com a expedição de 551 unidades num único navio. A operação, classificada como inédita, marca não só o início de um novo corredor logístico para os modelos produzidos em Portugal, como também a primeira atracagem de um navio Ro-Ro a montante da Ponte Móvel de Leixões — utilizando ainda uma embarcação movida a GNL, solução que reduz de forma significativa as emissões associadas ao transporte marítimo.
A partir deste mês, uma parte relevante da produção portuguesa de Veículos Comerciais Ligeiros e de Passageiros das marcas Citroën, Fiat, Opel e Peugeot — incluindo Citroën Berlingo, Fiat Doblò, Opel Combo, Peugeot Partner e Rifter — passa a ser expedida directamente do norte do país.
A Stellantis prevê que, numa fase inicial, cerca de 1.600 veículos por mês utilizem esta nova ligação marítima, reforçando a autonomia logística nacional e a competitividade da operação de Mangualde.
Executada em coordenação com várias entidades portuárias portuguesas, esta operação representa um marco na estratégia industrial da empresa, ao garantir que o transporte internacional é assegurado por operadores nacionais, contribuindo para o fortalecimento da economia e para a valorização da produção portuguesa no contexto europeu.


A utilização de um navio movido a GNL (gás natural liquefeito) evidencia o alinhamento da Stellantis Mangualde com objectivos de descarbonização e redução de emissões no sector automóvel. A solução tem impacto directo na diminuição da pegada ambiental do transporte marítimo, tornando o processo logístico mais eficiente e sustentável.
O reforço das exportações a partir de território nacional soma-se ao peso industrial já assumido pela Divisão Pro One da Stellantis em Portugal:
26,6% da produção automóvel nacional;
46% de quota no mercado de Veículos Comerciais Ligeiros;
38,3% nos VCL 100% elétricos.
Cifras que consolidam a unidade de Mangualde como um dos pilares estratégicos do sector automóvel português.
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