
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.


A Porsche Penske Motorsport brilhou no Circuit of The Americas (COTA) e alcançou a sua primeira vitória da temporada 2025 do FIA World Endurance Championship (WEC). Em condições extremamente variáveis, a equipa alemã mostrou frieza estratégica e consistência, com Kévin Estre, Laurens Vanthoor e Matt Campbell a conduzirem o #6 Porsche 963 ao lugar mais alto do pódio.
O início das 6 Horas de Austin foi atípico, disputado atrás do Safety Car devido à chuva intensa e interrompido por bandeira vermelha. Quando a corrida arrancou de facto, os Ferrari #83 e #51 assumiram a dianteira do pelotão Hypercar, mas o Porsche #6 manteve-se próximo e ganhou terreno após problemas nas boxes de Philip Hanson.
O momento decisivo surgiu perto da quarta hora de prova: Kévin Estre aproveitou uma relargada hesitante de Alessandro Pier Guidi para assumir a liderança na curva 1. Daí em diante, o francês foi implacável, reconstruindo vantagem cada vez que o safety car anulava as diferenças, até cruzar a meta com dez segundos de vantagem.
“As condições foram muito difíceis, sobretudo quando a pista começou a secar. O Ferrari estava muito forte, mas a equipa fez as escolhas certas. É muito bom voltar ao lugar mais alto do pódio”, destacou Kévin Estre.
Com Miguel Molina a fechar em segundo no Ferrari #50, a Peugeot conseguiu o seu melhor resultado coletivo da história do WEC, com os protótipos 9X8 #94 e #93 em terceiro e quarto.
Após ceder a liderança ao Porsche, Alessandro Pier Guidi sofreu um furo no Ferrari #51, caindo para 13º. Contudo, protagonizou uma forte recuperação até quinto lugar, assegurando com Giovinazzi e Calado uma ligeira ampliação da liderança no campeonato.
Já o Ferrari #83, privado, não conseguiu acompanhar o ritmo e terminou em sétimo após duas penalizações, mas ainda assim suficiente para garantir à AF Corse a conquista da Taça FIA para Equipas Hypercar.
Entre os Cadillac, o #38 terminou em sexto, enquanto o #12, vencedor em São Paulo, chegou a rodar em terceiro antes de cair para oitavo.
Se a Ferrari perdeu em Hypercar, o golpe mais duro foi em LMGT3. O Ferrari 296 da VISTA AF Corse parecia encaminhar-se para a vitória após Davide Rigon ultrapassar o Ford Mustang da Proton Competition, mas um contacto que gerou penalização de cinco segundos entregou o triunfo à United Autosports com o McLaren #95.
O resultado marcou a primeira vitória da McLaren no FIA WEC, reforçando a competitividade da marca britânica nesta nova fase da categoria.
📌 Destaques da corrida em Austin
Primeira vitória da Porsche Penske Motorsport em 2025.
Estre, Vanthoor e Campbell levaram o Porsche #6 ao triunfo.
Ferrari #50 em 2º; Peugeot conquista o seu melhor resultado coletivo (3º e 4º).
AF Corse garante a Taça FIA Hypercar Teams com o Ferrari #83.
McLaren vence pela primeira vez no WEC na LMGT3 com a United Autosports.
Comentários